23.5 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

O PT sairá maior das próximas eleições, disse o presidente do PT/CZS em entrevista ao portal Juruá em Tempo

Por

- Publicidade -

Juruá em Tempo conversou com o presidente do Partido dos trabalhadores, PT, de Cruzeiro do Sul, Gontran Neto. Falamos de temas como crise política, eleições e sobre os desafios do partido, no cenário local, estadual e nacional. Gontran disse ao Juruá em Tempo, que o PT é registrado em Cruzeiro do Sul desde 1982, e que ele está filiado desde 1999. Relatou já ter presidido o diretório por 6 anos, em dois mandatos, estando portanto iniciando seu terceiro mandato a frente da legenda.

Começamos perguntando sobre a realidade local do partido:

Juruá em Tempo: Presidente, a quanto tempo o senhor é filiado ao PT? E a quanto tempo o senhor está na presidência do partido?

Gontran: Sou filiado desde 1999, Passei como presidente por dois mandatos (6 anos), e agora assumi o mandato há pouco mais de 6 meses reeleito.

Juruá em Tempo: Presidente é sabido que o Partido dos Trabalhadores, é um dos maiores, se não o maior partido do Brasil, estatisticamente falando. Qual o capital político do PT do Acre e de Cruzeiro do Sul em termos de filiados e mandatos?

Gontran: Olha Luiz Carlos o PT de Cruzeiro do Sul, tem mais de 450 filiados. No Acre, temos 04 Prefeitos, 40 vereadores, sendo 01 em nosso diretório , 05 Deputados Estaduais, 03 Deputados Federais, 01 Senador e o Governo do Estado. Somos disparados o maior partido do Acre e um dos maiores partidos do Brasil sem dúvida nenhuma.

Juruá em Tempo: Presidente, o PT do Juruá sempre apresentou bons candidatos nas eleições estaduais. Qual a posição política do partido para 2018? O PT de Cruzeiro do Sul vai ter candidatos a deputados federal e estadual?

Gontran: As eleições de 2018 serão um grande desafio para o PT. Nesse sentido, o PT local está atento aos fatos políticos, e tem todo interesse de apresentar um bom nome para a disputa de deputado estadual. Já para deputado federal provavelmente não teremos candidato local.
Além do mais, estaremos muito envolvidos, na disputa majoritária na defesa da continuidade de nosso projeto de governo e sociedade, que entendemos ser a melhor opção para o Acre indiscutivelmente.

Juruá em Tempo: presidente qual a sua previsão para o PT nas eleições de 2018?

Gontran: O PT sairá maior das próximas eleições. A população já começou a compreender, que muito do que se divulga contra o PT faz parte de uma estratégia de parte da grande mídia, do Judiciário, da elite brasileira e de setores reacionário do campo político. O PT tem seus erros, mas nada perto do que fazem parecer.

A performance desastrosa do governo Michel Temer, expõem a certeza de um golpe bem orquestrado. Dilma foi tirada do poder por uma quadrilha, que usou parte da população para concretizar seu pleito de chegar ao poder pela via do golpe. Muita gente, se arrepende do seu envolvimento nos protestos que levou o PMDB ao poder com seus aliados.

O apoio de parlamentares acreanos, a esse governo desastroso, vai ter influência nas próximas eleições. Já é visível, que o desempenho do candidato a governador pela oposição não é o mesmo. Enquanto isso, nosso possível candidato ao governo do Acre cresce nas intenções de voto. Nosso candidato será muito forte.

Juruá em Tempo: Diante da crise Política e econômica sem precedentes no Brasil, qual a posição do partido? O PT do Acre, sai afetado com os escândalos no âmbito nacional?

Gontran: Os escândalos nacionais afetam toda classe política. O PT já foi duramente punido nas eleições passadas, quando o foco das denúncias se voltava propositalmente sobre nosso partido. Muita coisa mudou, PMDB e PSDB, os principais parceiros do Golpe, não possuem um candidato competitivo no âmbito nacional. Todos os seus líderes estão muito enrolados com a justiça. Aécio e Temer beiram a unanimidade de negatividade nas avaliações eleitorais. Tentam de todo modo, tirar Lula da disputa de 2018. O povo percebe isso muito claramente. É tanto que Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno.

Juruá em Tempo: Com as eleições estaduais se aproximando, quais os objetivos do PT para o futuro próximo?

Gontran: temos um objeto muito claro, nos renovar nas propostas para um futuro governo. Já provamos que no Acre temos muita capacidade de renovação positiva em nossos governos. O candidato da oposição é um vazio absoluto. Quando abre a boca perde votos. Essa onda será muito maior quando vier o processo eleitoral e os grandes debates. Tião Viana vai concluir seu governo com legado positivo, pois, apesar de toda a crise, toca o governo como muitas realizações e pagando o funcionalismo em dia. Coisa que estados ricos administrados por eles da oposição não conseguem fazer.

Juruá em Tempo: para encerrar, o senhor acha que o PT deve fazer uma autocrítica? deixe uma mensagem, aos nossos leitores do Juruá em Tempo.

Gontran: O PT deve sim fazer uma autocrítica. Mas, isso jamais deve significar um baixar a cabeça diante da onda denuncista em vigor. Atiraram no PT as escuras, e de modo covarde, mas muitos tiros acertaram neles próprios. A população compreende bem esse cenário. Não há de poupar o PT por seus erros, como já fizeram, contudo os partidos de oposição envolvidos no golpe e seus líderes, inclusive nos estados, sentirão o peso da avaliação popular.

Há uma onda reacionária relativamente forte em nossa sociedade. Isso fará das eleições futura um ambiente muito duro, e até violento. Não há dúvidas disso, a responsabilidade do PT será muito maior, e de certo, sairá como guardião da democracia.

Por Luiz Carlos Rosa
Coluna Política em Tempo

 

- Publicidade -
Copiar