23.5 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Detran avalia ações e celebra redução de mortes no trânsito em 2017

Por

- Publicidade -

Promover a educação de trânsito, garantir segurança nas vias e proporcionar um serviço de qualidade à população do estado têm sido os objetivos do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) para cuidar de todos que transitam pelas vias.

Segundo o diretor-geral do órgão, Pedro Longo, proporcionar segurança nas vias e reduzir os índices de mortes no trânsito são os principais objetivo da autarquia.

“Possibilitar mais segurança na circulação de veículos e pedestres, além de compartilhar formas de transformar a cidade em um lugar melhor para se viver é a nossa intenção.”

Para isso, os trabalhos desenvolvidos pela autarquia são pautados nos eixos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT): engenharia, educação e fiscalização, além do Detran moderno que visa a qualidade do atendimento ao público.

Até outubro, a Coordenação de Engenharia de Trânsito alcançou 84% das metas previstas com a construção de faixas elevadas e sinalização de trânsito. Os trabalhos são realizados em parceria com os municípios, sempre pensando em oferecer trajetos seguros para a população do estado.

A equipe da Coordenação de Educação de Trânsito esteve em diversos municípios acreanos visitando escolas, empresas, grandes eventos, vias movimentadas, bares e restaurantes realizando atividades de orientação, atingindo mais de 295 mil pessoas até outubro deste ano.

A equipe de fiscalização manteve um trabalho efetivo e permanente que, somado aos esforços de todo o conjunto de servidores do departamento, possibilitou uma redução de 29% no índice de mortes no trânsito do estado, levando em consideração o período de janeiro a outubro de 2017, comparado-se com o mesmo período do ano passado.

Para o diretor-geral do departamento, Pedro Longo, os resultados positivos apresentados pelo órgão de trânsito são frutos da atuação conjunta realizada pelo Detran/AC com apoio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), Polícia Militar, Superintendências Municipal de Transportes (RB-Trans) e outros parceiros envolvidos.

“A redução expressiva de 29% do índice de mortes no trânsito é a nossa maior conquista deste ano, resultado que só foi possível graças aos esforços de vários órgãos parceiros.” (Pedro Longo Diretor-geral do Detran/AC)

Detran moderno

Na modernização, o órgão de trânsito alcançou, entre outras conquistas, o terreno para a construção da Cidade do Trânsito, onde irá funcionar todo o complexo do Detran em um só local. O prédio será situado próximo ao estádio Arena da Floresta.

De janeiro a novembro deste ano, os números de atendimento ao público atingiram mais de 316 mil, somente na capital, com vários serviços presenciais e ainda oferece pelo site (www.detran.ac.gov.br),  mais de 10 serviços online.

Pensando na comodidade do cidadão o Detran/AC disponibiliza aos usuários o serviço de internet gratuita nas unidades de atendimento da capital  com wifi livre. E está previsto para o próximo ano a inauguração de espaços mais confortáveis para as Ciretrans de Sena Madureira, Mâncio Lima, Xapuri e Plácido de Castro.

A modernização do órgão garantiu um atendimento mais rápido e eficaz ao usuário, exemplo disso é a possibilidade de solicitação e recebimento da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no mesmo dia.

Detran amigo

Na intenção de aproximar à instituição da sociedade e disseminar a cultura de paz no trânsito, a autarquia desenvolve vários projetos educativos e sociais oferecendo oportunidades e com iniciativas que beneficiam a população.

- Publicidade -
Copiar