Convidado pelo jovem líder Rafael Shawadawa da Aldeia Santo Antônio do Povo Arara, na região de Porto Walter e com permissão do Cacique José Maria, o massoterapeuta Bento Marques, esteve durante 8 dias na floresta para levar os conhecimentos da automassagem e de como usar os elementos não animais para produzir comida forte, saudável e econômica.
A ação faz parte de um projeto do gabinete da 1ª dama Marlúcia Cândida, que estimula o conhecimento de outros saberes de saúde dos povos do oriente, como Índia, China e Japão, para que a população acreana tenha a possibilidade de praticar o auto cuidado através de toques e massagens no corpo, para promover a harmonização física, mental e emocional.
Aconteceram práticas, onde a comunidade dos povos originários aprenderam algumas sequências da automassagem e respirações profundas.
Bento também ensinou e mostrou que se pode fazer comidas saborosas e potentes, usando os elementos da natureza não animal, como a pupunha, coração da bananeira, casca da banana.
“Isso para que a comunidade se torne autosuficiente e menos dependente de comidas industrializadas e refinadas das cidades, evitando gastos desnecessários com gasolina caríssimas para as canoas, pois a cidade mais próxima fica a 3 horas de viagem”
Refogado com ‘mangará’ de banana e doce da banana
Bento participou e ajudou na construção e inauguração do centro de cerimonial/Cupichawa, onde se pretende resgatar e ensinar a espiritualidade ancestral e uso das medicinas da floresta
Hambúrguer ou Acarajé da Pupunha











