

Pode-se dizer que um dos municípios mais isolados do Acre é também um dos mais bonitos. Falta pouco, cerca de 1km, para que a pavimentação de seus 8,5 kms de ruas seja concluída. As suas muitas ladeiras, maiores e mais íngremes do que a sua cidade-mãe de Cruzeiro do Sul, já evidenciam um aspecto de beleza da cidade encravada na floresta de fronteira entre os rios Amônia e Juruá.
As ruas também receberão quase 14 kms de calçamento, acompanhado de rede de distribuição e água e esgoto, já parcialmente funcionando, o que significa que além da beleza, Marechal Thaumaturgo deverá receber uma melhor colocação entre os municípios brasileiros no IDH. O município ocupa a 5529 º posição, uma das últimas no ranking.

O terreno frágil e a geografia íngreme da cidade, obrigou a adoção de uma técnica diferente de pavimentação. Ao invés de asfalto, as ruas recebem a pavimentação em placas de concreto com junta de dilatação. Uma técnica mais cara, mas também melhor de ser executada durante o período invernoso. Não por acaso, é onde as obras estão mais adiantadas. Mérito também da empresa licitada para a obra.
Mesmo antes de ser concluída, a obra já muda, para melhor, a vida dos moradores. É o caso de José Pereira da Silva, morador do Bairro Poeirinha, considerado um dos mais carentes do município. No topo da ladeira chegar à casa de José durante os dias de chuva exigia habilidade e persistência especiais, ‘tinha de subir assim mesmo, na lama’ explica. A água, no inverno, também era obtida através da chuva. Afinal era quase impossível para o caminhão pipa do DEPASA deixar água no topo da ladeira nos dias de chuva.

Do outro lado da rua, em frente à casa de José vive o casal Sebastião e Maria Alvim. Nos dias de chuva a preocupação com os filhos Ítalo e Ícaro, de 11 e 6 anos era dobrada: se a chuva ocorresse antes das aulas eram obrigados a ficar em casa, se fosse depois, tinha de dormir fora, pois não era possível atravessar o igarapé que transbordava e interditava a rua.
O programa, quando estiver concluído terá deixado Marechal Thaumaturgo atendido com cerca de 100% de água encanada, esgoto tratado e pavimentação (com reflexos na coleta de lixo, por exemplo). Ironicamente, Marechal Thaumaturgo e os demais municípios contemplados pelo programa (Jordão, Salta Rosa e Porto Walter) talvez passem a ocupar as melhores posições no estado nesse quesito, à frente inclusive da capital Rio Branco, que tem cerca de 67% de suas residências atendidas com esgotamento sanitário e muito à frente da ‘capital do Juruá’, Cruzeiro do Sul, que tem exatos 0% de esgotamento sanitário até o presente momento.
Água

Marechal Thaumaturgo possui a peculiaridade de ter, no seu subsolo, uma água ‘salobra’, impropria para o consumo e inadequada às atividade de higiene doméstica. A solução encontrada pelo DEPASA foi o tratamento da água do rio Juruá. A atual estação produz cerca de 30 lts/s. Uma nova estação está sendo construída com a mesma capacidade. Desta vez, será a água do rio Amônia que será tratada e distribuída. O atual sistema contudo, é mais eficiente, garante o diretor-presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães.

Edvaldo explica que, com os dois sistemas em funcionamento, não apenas a população urbana toda do município será atendida, como deverá ser suficiente para os próximos 20 anos de acordo com as projeções de crescimento populacional.
Jordão
Entre os municípios atendidos pelo programa, Jordão é o que está com as obras mais atrasadas. Dificuldades técnicas impossibilitaram a empresa licitada a concluir a primeira etapa de acordo com o cronograma. O não-cumprimento resultou em um distrato unilateral por parte do Governo do Estado e um novo processo burocrático foi iniciado. Edvaldo comemorou a decisão da sede do Banco Mundial em Brasília que expediu, nesta sexta-feira, o atestado de não-objeção para a nova licitação. O material deverá começar a subir o rio na próxima semana para o reinício das obras no município.
Cruzeiro do Sul
O DEPASA também vem fazendo investimentos para o aumento de produção de água em Cruzeiro do Sul, com a perfuração de quatro novos poços tubulares de 150 metros de profundidade, adutoras redes e ligações domiciliares, a construção de centros de reservação metálicos e a reforma da ETA compacta.
As obras já foram concluídas nas localidades: Comunidade Harmonia; Loteamento São Francisco; nos Bairros do Aeroporto Velho e Remanso. As obras já estão adiantadas no loteamento São Francisco.
O valor total dos investimentos em Cruzeiro do Sul é da ordem de 2 milhões setecentos mil reais.

