Em apenas dez horas Rio Branco recebeu o equivalente a 277,4
milímetros de chuva, sendo que a média para o mês inteiro de fevereiro é de 280 milímetros. Esta seria a maior chuva da história de Rio Branco. Vários bairros e ruas da capital estão alagados. O Rio Acre subiu um metro e meio em 24 horas, passou de 10,82m para 12,32m às 6h da manhã desta quarta-feira.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam desde esta terça-feira à noite para prestar socorro às famílias que tiveram suas casas tomadas pelas águas. Segundo o CBM 200 chamadas relativas á alagação foram recebidas.
Prefeito Coordena pessoalmente as ações
O gabinete civil da prefeitura classificou a situação da capital como ‘muito grave’. No momento ocorrem enxurradas nos igarapés atingindo bairros como Recanto dos Buritis e Bairro da Paz e nas proximidades do Igarapé São Francisco.
Pelo fato de ter sido esta uma chuva muito intensa e período muito curto de tempo, a prefeitura descarta que alagação tenha sido causada por deficiências na rede de drenagem, como teriam sugeridos políticos de oposição.
As equipes da Prefeitura de Rio Branco são coordenadas pelo próprio prefeito Marcus Alexandre nos bairros mobilizadas e prestando assistência às famílias. A SEMSUR trabalha na desobstrução de bueiros e a Defesa Civil juntamente com a Assistência Social já estão fazendo o levantamento dos danos causados nas residências.

