[dropcap]S[/dropcap]abe aquele cafezinho de todos os dias? Então, você já parou para pensar quais os efeitos que ele pode ser sob o funcionamento do seu corpo? Pois é, muitos estudos revelam curiosas pesquisas que apontam o café como um ótimo aliado e outros como um verdadeiro inimigo. O mais importante, no entanto, é o equilíbrio na quantidade de café que você consome, porque como tudo em excesso, o café em doses diárias exageradas não fará bem ao seu organismo. Confira e descubra quais são os efeitos surpreendentes do café em seu corpo!
Ação antidepressiva – A cafeína age nos receptores de adenosina, responsáveis pela sensação de bem-estar e euforia.
Estimulante – A cafeína inibe os receptores do neurotransmissor conhecido como GABA, que é uma espécie de sedativo natural. Isso explica a ação estimulante do café.
Abstinência – Um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, revelou que a energia que sentimos logo depois que tomamos um café é, na verdade, reflexo os sintomas da abstinência de cafeína.
Ação analgésica – A cafeína tem efeito vasoconstritor, combatendo dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca.
Tipo morfina – O café tem uma ação semelhante a da morfina, amenizando ansiedade e dores.
Performance feminina – Outro estudo da Universidade de Bristol analisou que depois de tomar café as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo.
Performance masculina – O mesmo estudo revelou que os homens diminuem a velocidade de raciocínio e aumentam a agressividade quando estão sob o efeito do café.
Dor de estômago – O café também estimula a produção de ácido gástrico, que pode irritar o estômago gerando dor e desconforto. Isso explica porque café dá azia.
Rins – A cafeína dilata os vasos sanguíneos dos rins e estimula a secreção de urina. Este efeito não faz mal se o café não for consumido em excesso.
Hormônios – Há quem diga que o café pode fazer o hormônio feminino, estrogênio, circule no sangue por mais tempo, e isso não interfere nem positiva nem negativamente no organismo.
Ciclo menstrual – Mas, também há quem diga que o café pode elevar os níveis de estrogênio e com isso gerar alterações no ciclo menstrual.
Dores nos seios – Essas elevações nos níveis de estrogênio também poderiam gerar dores nos seios.
Seios diminuem – A Universidade de Lund, na Suécia, realizou um estudo que revelou que como a cafeína altera os níveis de estrogênio da mulher, o que pode acontecer é que os seios femininos diminuam de tamanho.
Peitos aumentam – O mesmo estudo também chegou a conclusão que nos homens o efeito é oposto, o excesso de cafeína pode aumentar a região mamária masculina pois os níveis de testosterona estão alterados.
Previne doenças cardiovasculares – O café contém polifenóis, antioxidantes naturais que evitam a ação dos radicais livres, e isso protege o coração de doenças cardiovasculares.
Facilita a respiração – O café também pode estimular o aumento da frequência cardíaca ao mesmo tempo em que causa dilatação dos brônquios, facilitando assim a respiração.
Diabetes – Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que o café reduz o risco de diabetes tipo II.
Emagrece – O café também pode ajudar a perder peso porque estimula a lipólise, que é a quebra de gordura.
Engorda – Porém, o café em excesso pode ter o efeito contrario, pois ele pode aumentar os níveis de hormônio do stresse, o cortisol, que está vinculado ao aumento do peso.
Ajuda a controlar distúrbios cognitivos – O café também está associado a diminuição do risco de problemas cognitivos como demência, principalmente a doença de Alzheimer.
Intestino em funcionamento – O café pode ser um ótimo laxante pois ele é responsável pela liberação de gastrina, que pode aumentar a atividade motora do cólon.
Alucinações – Um estudo realizado na Universidade de Durham (Reino Unido) revelou que as pessoas que consumiam pelo menos 315 mg de cafeína por dia eram três vezes mais propensas a ter alucinações que as pessoas que consumiam menos café.
Previne o mau hálito – O café tem algumas substâncias em sua composição que bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito.
Um estimulo para malhar – O café é um bom estimulante para a hora de praticar exercícios físicos pois ele age em partes do cérebro e da medula espinhal que estão ligadas ao processamento da dor, além de dá energia extra e diminui a dor causada.
Sono – Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine apontou a cafeína como inimiga das boas noites de sono principalmente quando o café é consumido na parte da tarde e da noite.
Por Lifesyle – Disponível em Notícias ao Minuto.

