23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Governo forma 47 policiais militares como oficiais combatentes

Por

- Publicidade -

A noite desta sexta-feira, 19, marcou a formatura de 47 policiais como oficiais combatentes, em emocionante cerimônia em frente ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Acre (PMAC).

Essa é a segunda turma de oficiais combatentes formadas dentro do próprio Estado, resultado de um esforço do governador Tião Viana que realizou o concurso para oficiais em 2015. O objetivo do Curso de Formação de Oficiais (CFO) é fornecer conhecimentos indispensáveis para o desempenho das atribuições de gestão dentro da PMAC.

Os formandos são encaminhados para as unidades da Polícia Militar na capital e interior, podendo atuar em diversas áreas dentro dos batalhões, como logística, jurídica, tesouraria, policiamento, educação física, entre outras. Somente os oficiais combatentes podem chegar até a última graduação da Polícia Militar que é o posto de coronel e assim almejar até mesmo o comando-geral da corporação.

“Essa turma significa um compromisso do governo Tião Viana com a ascensão das pessoas em suas carreiras e a possibilidade delas estarem dando a sociedade acreana o seu melhor. Estamos entregando pessoas aptas ao oficialato. Isso é importante porque significa que vencemos as dificuldades para que pudéssemos entregar o nosso melhor”, destacou a vice-governadora Nazareth Araújo.

Esforço pela segurança

A turma de 47 cadetes passou dois anos no CFO, dentro do Centro Integrado de Estudos em Segurança Pública (Ciesp) com variação de estudos e testes físicos, no equivalente a uma graduação de nível superior.

Esta é a maior turma de oficiais combatentes da história do Acre. Além disso, mais oito policiais foram enviados pelo governo do Estado este ano para fazer o Curso de Formação Oficiais na PM de São Paulo, com previsão de retomo apenas em 2020.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marcos Kinpara: “Esta é a representação de investimentos importantes para a área de segurança pública do nosso estado. Seguimos aqui com profissionais muito bem formados, que vão seguir com conduta exemplar e enriquecer o trabalho de nossa corporação”.

Representando os formandos como orador da turma, Jadson Henrique não conteve a emoção pelo período de muito aprendizado, mas também muito sacrifício.

“Passamos dois anos num curso árduo e temos muita felicidade por termos terminado com êxito. O sentimento é de gratidão por termos ido tão longe. Agradecemos a Deus, nossos familiares e pela realização desse concurso. Agora vamos pra fase de rotação nos batalhões e na prática proteger a sociedade de maneira segura e eficaz”, conta o oficial da Polícia Militar.

- Publicidade -
Copiar