Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Confusão entre participantes de comitiva interrompe clima festivo em Epitaciolândia
  • Deputado propõe proibição vitalícia de fumo e vapes para novos jovens
  • Ataque a faca durante cavalgada deixa homem ferido no interior do Acre
  • Emboscada em área rural deixa três mortos e leva dois suspeitos à prisão no interior do Amazonas
  • No Acre, 20 pessoas morrem por síndrome respiratória em 2026; maioria dos óbitos é de crianças pequenas
  • Jovem fica ferido após colisão entre motocicleta e caminhonete na Isaura Parente, em Rio Branco
  • Arco-íris duplo surge no céu de Rio Branco e encanta moradores
  • No Acre, TRE registra baixa procura em mutirão e alerta para prazo eleitoral
  • Incêndio atinge hotel abandonado em Rio Branco
  • Homem é achado morto em ramal de Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, abril 26
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Acre quer vacinar mais de três milhões de animais contra febre aftosa até 30 de novembro

Por Redação Juruá em Tempo.10 de novembro de 20182 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Para manter o status do Acre como zona livre de febre aftosa, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), pretende vacinar mais de três milhões de animais no estado entre bovinos e bubalinos. A 40ª etapa da campanha começou na quinta-feira (1) e vai até o dia 30 deste mês.

A vacinação protege os animais contra a doença e garante que o estado permaneça como área livre de febre aftosa, como é reconhecido desde 2005. O diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz informou que essa deve ser a penúltima etapa de vacinação, já que o estado se programa para a retiradas a vacina em 2019.

“Como essa campanha agora é para vacinar todo o rebanho, no caso de mamando a caducando, temos declarados mais de 3,1 milhões de animais. Nossa meta é manter a cobertura de 99%. Essa deve ser a penúltima etapa, porque ano que vem, se Deus quiser, vamos aguardar o Acre ser declarado livre de vacinação. Estamos trabalhando para isso acontecer há um tempo. São 13 anos livre de aftosa no Acre e esse é um resultado de um trabalho em equipe”, disse Queiroz.

Os produtores devem comprar a vacina nas casas agropecuárias. Além de vacinar o rebanho, os criadores deverão fazer a declaração de vacinação do rebanho até o dia 15 de dezembro em qualquer unidade do Idaf.

“A orientação é que os produtores mantenham o que eles vêm fazendo há 20 anos que é vacinando o seu rebanho. E, após a vacina, declarar no escritório do Idaf até o dia 15 de dezembro para que a gente possa alcançar os índices necessários que o Mapa exige”, afirmou o diretor.

O produtor que não vacinar ou não declarar a vacinação junto ao Idaf ficará impedido, por exemplo, de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), de se cadastrar em programas do governo e ainda deverá pagar multa.

“Não acredito que vai ocorrer isso, porque faz muito tempo que ninguém multa produtor rural do Acre por deixar de vacinar o rebanho. Às vezes, eles demoram em declarar, mas deixar de vacinar não acredita que aconteça”, concluiu.

Por Iryá Rodrigues

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.