24.1 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Mais de 200 garis passam por exames durante campanha do Novembro Azul em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Em Cruzeiro do Sul, mais de 200 garis foram ao médico durante esta quinta-feira (29) para fazer uma avaliação da saúde. O atendimento para os servidores do setor de limpeza da segunda maior cidade do Acre foi oferecido pela Secretaria de Saúde do município para encerrar as ações da campanha de saúde do homem realizada durante o mês de novembro.

Os servidores foram liberados do trabalho para cuidar da saúde. Depois de serem submetidos a testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, eles puderam verificar a pressão arterial e quem precisou de consulta, foi encaminhado para um médico que montou um consultório na sede da entidade que gerencia o setor de limpeza do município.

Para os trabalhadores, cuidar da saúde é uma forma de se manter disposto para o trabalho e o atendimento serve para prevenir contra doenças que podem causar prejuízos no rendimento profissional.

Aos 53 anos, José da Silva nunca tinha feito o exame de próstata, mas, desta vez, se submeteu a coleta do sangue para os procedimentos de PSA.

“Eu me sinto com muita saúde, mas sempre é bom fazer uma avaliação para que a gente possa evitar ficar doente. Pelo menos assim, não vou ter que gastar do meu salário que é tão pouco para fazer consulta e saber como está minha saúde”, disse o trabalhador.

Ademilson Silva, de 32 anos, também decidiu realizar todos os exames para avaliar suas condições de saúde.

“Até porque é segurança para a gente mesmo. Eu trabalho há sete anos na prefeitura e nunca tinha feito um exame para saber como estava minha saúde, então, pra gente tem sindo muito gratificante”, disse Silva.

A ação foi organizada pela Coordenação de Saúde do Homem e faz parte da campanha Novembro Azul feita desde o dia 1º deste mês. Nesse período, o município disponibilizou 1,2 mil exames de próstata e intensificou o atendimento aos homens nas unidades básicas de saúde.

Nesta sexta-feira (30), a campanha terá como última atividade uma aula de dança em praça pública para o público masculino com orientações sobre os cuidados com a saúde.

Por Mazinho Rogerio

- Publicidade -
Copiar