25.9 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Para exigir abastecimento de água, moradores da variante fecham rodovia

Por

- Publicidade -

Para exigir da prefeitura a instalação de rede de água para suas casas, um grupo de moradores da Variante, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, decidiu interditar a estrada que de acesso à cidade para a BR 364.

As famílias alegam que foi construído um poço artesiano, mas, apenas uma parte da comunidade foi atendida com a obra.

Cerca de 30 famílias afirmam que não foram contempladas com a construção do sistema simplificado de abastecimento de água e decidiram fazer o protesto. Com galhos de árvores, os manifestantes interditaram a estrada às 6h desta segunda-feira e fizeram dezenas de motoristas esperar por mais 4 horas para passar pelo local.

“O que a gente quer é que eles cheguem aqui e digam se vão nos atender e quando vão fazer isso pra gente, porque estamos sofrendo e até agora ninguém da prefeitura apareceu para resolver essa situação”, protestou o morador Degilson Lima.

Há mais de 3 anos, a prefeitura fornece água aos moradores por meio de carros que fazem o abastecimento das casas. Mas, as famílias alegam que o caminhão demora a passar e, no momento, para ter água em casa, precisam aproveitar das chuvas.

“A situação que estou passando, que é a mesma de todos que estão aqui, é que está com mais de 15 dias que não vem água e está tudo com coisas sujas porque não temos água para lavar. A que cai do céu não podemos dizer que é saudável e consumir uma água assim é arrriscar a nossa vida”, reclamou a dona de casa Maria Nazaré de Souza.

Muitos motoristas que tiveram que esperar ficaram revoltados com a interdição da estrada. O empresário Getúlio Diniz disse que sabe da necessidade da população e que respeita o direito dos moradores, mas acredita que quem precisa passar pela estrada não pode ser prejudicado.

“Só este mês, a BR já foi fechada três vezes. Em busca desse direito da água, eles fecham a rodovia e o meu direito onde é que fica? Com isso, quem paga o pato é a pessoa que está indo para uma consulta que já marcou há três meses e vai perder porque não pode passar, é a criança que tá doente, o meu neto está indo para a aula na Santa Luzia e está com várias vezes sem ter como ir para aula. Eu não tenho culpa da água que tem que ser puxada para a comidade, eu não trabalho com água”, protestou Diniz.

O tráfego na variante só foi liberado às 10h, depois que a prefeitura se comprometeu em atender a solicitação das famílias. O município alega que está aguardando uma autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para cortar o asfalto e instalar a rede de água para os morares que ficam do outro lado da Variante, no local que o sistema de abastecimento foi construído.

Por G1
- Publicidade -
Copiar