29.5 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Servidores da Prefeitura passam por capacitação na área de licitações e fiscalização de contratos

Por

- Publicidade -

Durante dois dias, os servidores da Prefeitura de Cruzeiro do Sul participam do Curso completo em licitações, incluindo a formação e aperfeiçoamento de pregoeiro, sistema de registro de preços, gestão e fiscalização de contratos, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre e pela Prefeitura. O treinamento acontece no auditório do Centro de Línguas, contando com a participação de mais de 30 servidores de todas as secretarias.

A auditora do Controle Externo do Tribunal de Contas, Ana Cristina Araújo foi a instrutora do curso.  Ela explicou que o treinamento tem duração de 16h, abordando três módulos diferentes. No primeiro trata-se do procedimento interno da licitação, como nasce a licitação, quais os requisitos básicos e cuidados no processo licitatório. No módulo 2 será abordado sobre o sistema de registro de preços do pregão presencial e da formação do pregoeiro, quais são as atribuições do pregoeiro e da equipe de apoio, e os cuidados que devem ter na fase na fase externa da licitação. Já o módulo 3 aborda a gestão e fiscalização dos contratos.

“Essa é uma orientação para os Servidores Municipais em relação às compras públicas. A lei é dinâmica, e muda com muita frequência, assim todos estão com essa expectativa para absorver o máximo possível das orientações. Como já tenho experiência da própria licitação, estou aqui para compartilhar, para trocar essa experiência com eles e dizer como deve ser o processo, para que não tenhamos falhas no processo lá na frente e causar problemas para o gestor”, disse.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro parabenizou toda equipe do Tribunal de Contas, que estará repassando os conhecimentos para equipe. Segundo ele, o compromisso do seu plano de governo é justamente qualificar os profissionais, tanto os permanentes como os comissionados, afim de oferecer um melhor serviço.

“Sabemos que assim teremos um serviço de mais qualidade, mais responsabilidade e com maior zelo pelo que é público. Licitação é um tema muito importante, é uma espinha para qualquer gestor, pois se a equipe de licitação se não tiver bem afinada, pode trazer processos para os prefeitos. Pensando nisso, não pensei apenas na minha cidade, mas na região, e convidamos as equipes do demais municípios do Juruá”, enfatizou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Da Assessoria

- Publicidade -
Copiar