23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

“Tudo não passou de uma manobra para tentar safar o ex-prefeito Vagner Sales” diz Ver. Clodoaldo sobre adiamento da eleição da mesa diretora

Por

- Publicidade -

Após o cancelamento da eleição na câmara, o vice-presidente da câmara de vereadores de Cruzeiro do Sul, e atual candidato à presidência da mesa diretora, Clodoaldo Rodrigues (PR) concedeu entrevista nesta última sexta-feira (30), ao apresentador Paulo Amorim no jornal Notícias do Meio Dia, na FM Verdes Florestas para tentar esclarecer o motivo. 

Para o Vereador tudo não passou de uma manobra do atual presidente para tentar safar o ex-prefeito Vagner Sales, que teve as contas de sua gestão de 2014 rejeitadas pelo TCE. Escândalo revelado pelo jornal O Juruá em Tempo, após mostrar documentos que confirmavam que os Vereadores Romario Tavares e Antônio Cosmo escondiam dos colegas parlamentares a condenação do TCE. 

Confira a entrevista a íntegra: 

Reporte: Um dia antes, o presidente Romário Tavares (MDB) convocou toda imprensa e população para a eleição da mesa diretora, mas desde o início da sessão, o mesmo presidente anunciou que não haveria a eleição. O que está acontecendo?

Ver. Clodoaldo: Até eu como vice não sei ao certo o que está acontecendo. Acompanhei o convite à imprensa e a sociedade cruzeirense. Temos um regimento que tem de ser cumprido. Houve uma mudança no artigo em 2010, de modo que ficou um pouco vago a data exata que deve ocorrer a eleição. Nas últimas duas sessões apresentei requerimento para ser levado a plenário para estabelecer essa data. Foi colocado para dia 29 pelo próprio presidente. Mas ele descumpriu o regimento. Tá como se fosse a casa do presidente. Não estamos seguindo o regimento.

Reporte: Qual foi a alegação de não ter colocado a votação na terça-feira?

Ver, Clodoaldo: A alegação foi da necessidade de aprovação da LDO e depois da LOA, que é o orçamento, e somente depois, a eleição da mesa. Foi anunciada a LDO e nem mesmo a LDO foi à votação. O mesmo vereador que pediu a presença dos técnicos do orçamento da prefeitura e solicitou a presença da população não compareceu à votação.   

Reporte: O que pode estar atrapalhando essas votações? 

Ver. Clodoaldo:  Para mim é uma manobra, para tentar comprar algum vereador. Temos nove votos na chapa. Não é meu ‘sonho de consumo’ ser candidato. O cargo está à disposição. Faço parte de um projeto. Do projeto da gestão (municipal). Até ano passado o MDB estava junto. Agora fazem acusações. 

Reporte: Esse adiamento pode ter relação com a condenação das contas de 2014?

Ver. Clodoaldo: Sei que tem muitos interesses. Essa prestação de contas (de 2014) eu nunca nem vi. Tem que se repassado. Até hoje a gente nem sabe se esta prestação de contas veio para câmara municipal. A vereadora Lucila (PP) já solicitou do tribunal. Até o momento não veio. Não tenho essa informação, mas sãos os boatos. Falam de um acordo para votar mesa diretora assim que aprovar as contas. Eu não quero fazer parte desse tipo de coisa. Diante de tantos descumprimentos, os nove vereadores ameaçaram ir para o MP formalizar a denúncia. Mas soubemos que o presidente Romário estava torcendo para sair da sessão para abrir o processo de votação. Corremos o risco caso deixássemos o plenário. Vou confessar que na quarta-feira fui informado da manobra e de que não haveria a eleição. Mesmo assim não acreditei.  

Reporte: Fala-se que o ex-presidente Vagner Sales tenta ganhar tempo para a cassação do mandato de Lucila e Marivaldo (por mudança de partido). Isso procede?

Ver. Clodoaldo: Acredito que essa ação do MDB será derrotada na justiça. Já existe um parecer do MP dando improcedência à ação do MDB. Mesmo que ganhem, cabem muitos recursos, isso não se resolve agora. É só para ganhar tempo. Lamento muito esses ocorridos. Poderíamos estar produzindo para o município. Com isso, a classe política fica cada vez mais desacreditada pela população. Essas atitudes isoladas são vistas pela população como de todos vereadores. Se nós votássemos dia 31 de dezembro eleição da mesa, podíamos votar o orçamento, a LDO. Não dá para entrar 2019 com esse jogo, até ano passado não existia isso. 

O mandato de Romário se encerra no dia 31 de dezembro. O vereador mais votado é o que convoca eleição. Nunca antes havia me apegado às questões burocráticas. Mas há uma necessidade. A principal pauta é dar transparência. Ativar o site de transparência. Instalar uma comissão de ética na câmara para acabar com essas agressões, precisa ser disciplinado. A câmara não é nossa casa. É a casa do povo.

- Publicidade -
Copiar