Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Drauzio Varella alerta para riscos graves da gripe e reforça importância da vacinação
  • Servidores da educação denunciam atraso salarial e criticam gestão em Rodrigues Alves
  • Jovem é ferido com golpe de faca durante bebedeira interior do Acre
  • Motociclista fica ferido após colisão com carro em Rio Branco
  • Cavalo em estado de debilidade é encontrado caído no centro de Guajará (AM)
  • Acre fica em 16º no ranking nacional de produtividade do trabalho
  • Entressafra provoca escassez e eleva preço do abacaxi no Acre
  • Relatório aponta falta de transparência salarial no governo do Acre e da prefeitura de Rio Branco
  • Homem é morto a facadas após perder R$ 20 em “queda de braço”
  • Convênio de R$ 4 milhões vai reformar escolas rurais e beneficiar mais de 23 mil alunos em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, abril 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Indígenas do Juruá protestam contra coordenação do DSEI em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.14 de janeiro de 20192 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Reivindicando melhorias no atendimento de saúde, indígenas estão realizando uma ocupação no Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI ARJ), em Cruzeiro do Sul, nesta segunda-feira, 14.

O movimento foi liderado por Paulo Nukini, membro do  Conselho Distrital de Saúde Indígena, junto de indígenas de seu povo e do povo Nawa. Ele acusa a diretoria do DSEI de agir de forma antidemocrática, sem diálogo com as lideranças. “Estou aqui para discutir a saúde indígena para todos”, afirmou. 

Segundo Paulo, hoje está faltando equipe completa, multidisciplinar, os dentistas só vão na aldeia fazer extração, sem maiores cuidados de orientação e prevenção, está chegando muito pouco medicamentos. “A coordenadora [Milena Lopes] quer fazer do Distrito um cabide de emprego para político”, declarou.

No início do último ano, a gestão do DSEI também sofreu acusações semelhantes. Denúncias, encaminhadas do Juruá em Tempo, apontavam indícios de que profissionais vinculados politicamente ao grupo do PMDB local estariam sendo favorecidos tanto nas contratações quanto na sua lotação, em detrimento de outros profissionais e com prejuízos ao atendimento das comunidades indígenas.

Segundo a denúncia, profissionais ligados à Vagner e Jessica Sales (PMDB) estariam recebendo as melhores indicações, nas localidades mais próximas, e sendo tratados com privilégios administrativos. Em contrapartida, profissionais sem esta vinculação política estariam sendo encaminhados às comunidades mais distantes e de difícil acesso.

O grupo afirmou que só sairia do local com alguma solução encaminhada.

 

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.