Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • El Niño forte coloca Acre em alerta para estiagem e aumento das queimadas
  • Acre terá baixa cobertura de beneficiamento de ramais em 2026
  • MPAC investiga danos ambientais e desmatamento em áreas protegidas de cinco municípios do Acre
  • Fiocruz aponta Acre em alerta para SRAG, com casos graves de influenza A ainda elevados
  • Mudanças em órgãos da máquina estatal vão sacudir o Palácio Rio Branco
  • Justiça condena Estado a pagar R$ 200 mil por erro médico que fez paciente perder o útero após cesariana
  • MP apura demora em perícias após criança ingerir soda cáustica e possível falha estrutural no Acre
  • “Milagre”: Edinaldo Muniz reaparece em vídeo ao lado de Alan Rick após tragédia da ponte e fala sobre recuperação
  • Acre tem mais de 130 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (10); veja como concorrer
  • Tempo no Acre: sexta-feira (10) será de calor de até 34°C e chuva rápida em pontos isolados
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, julho 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Governo decreta emergência ambiental e libera contratação de 30 brigadistas no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.15 de abril de 20192 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles decretou emergência ambiental no Acre entre os meses de abril e novembro deste ano. A portaria foi publicada na terça-feira (9) no Diário Oficial da União.

Com o decreto, o Ministério autorizou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) no Acre a contratar, temporariamente, 30 brigadista pelo período de seis meses.

Em todo país, são 2.520 mil brigadistas temporários. Os profissionais devem atuar no atendimento e combate de emergências ambientais durante os incêndios ambientais.

O superintendente em exercício do Ibama no Acre, Sebastião Santos da Silva, informou que o decreto é assinado anualmente pelo governo federal para garantir a contratação temporária de brigadista. Segundo ele, ainda não foi iniciado o processo de seleção dos profissionais.

“O Ibama desenvolve todos os anos o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais. E, para a execução desse programa, o órgão trabalha com emprego de brigadas que são compostas por 15 a 30 brigadistas. Eles são contratados temporariamente de maio a novembro, que é o período crítico de ocorrências de incêndios e queimadas na região”, disse o superintendente.

Conforme Silva, no Acre, existem duas brigadas, sendo uma em Brasileia e outra em Sena Madura com 15 brigadistas em cada para atuarem nas regiões do Alto Acre e Purus.

“Como o decreto foi publicado agora, a gente vai iniciar o processo seletivo. Vai ser feito a publicação de um edital estabelecendo os critérios exigidos. O pessoal que for selecionado vai passar por um treinamento e só depois disso é que vão ser selecionados os 30 finalistas”, informou Silva.

Decreto

O decreto considera as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Mudanças do Clima, referente aos planejamentos para reduzir a emissão de gás carbônico liberado em queimadas e incêndios florestais.

Conforme o documento, o governo considerou ainda o início do período de seca em diversas regiões do país. Segundo o documento, é nesse período que aumenta o risco de ocorrência de queimadas e incêndios florestais, o que caracteriza alto risco ambiental.

A publicação ressalta que existem ações de prevenção e combate aos incêndios florestais que devem ser utilizadas durante o ano no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA).

Por Iryá Rodrigues – G1

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.