24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Jorge Viana responde ataques do ministro do meio ambiente em visita ao Acre

Por

- Publicidade -

Ex-senador diz que aprendeu a amar o Acre com ensinamentos de seu pai e que sempre será um defensor do Estado e de seu povo

O ex-senador Jorge Viana reagiu às declarações do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na sua visita ao Acre, nos dias 27 e 28 de junho, com críticas à degradação ambiental no Estado e o conceito de “florestania”. Para Salles, a “florestania”, conceito criado e desenvolvido por Jorge Viana em seu governo, de 1999 a 2006, e adotado por 20 anos pelos governos da extinta Frente Popular do Acre, não passou de uma fraude.

O ministro também criticou a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e as gestões estaduais da Frente Popular diante do esgoto do Parque da Maternidade cujo dejetos são jogados sem qualquer tratamento no leito do rio Acre, no bairro da Cadeia Velha, em Rio Branco. Para o ministro, quem fez o canal – no caso, o próprio Jorge Viana – não teve nenhuma preocupação com o meio ambiente.

Neste sábado (29), foi a vez de Jorge Viana ir à jugular do ministro. Num vídeo postado em redes sociais da Internet, o ex-senador, ex-governador e ex-prefeito de Rio Branco se apresenta como defensor do Acre. Primeiro, ele diz que, logo após perder a eleição para a recondução ao mandato de senador, procurou refazer a própria vida, trabalhando na iniciativa privada fora do Acre, mas sem perder a ligação afetiva com o Estado e que vinha se resguardando para não entrar em polêmicas, mas ao saber das declarações de Salles resolveu se manifestar. Em seguida, se referindo diretamente à Ricardo Salles disse que o ministro, ao invés de aproveitar a oportunidade de sua visita ao Acre para anunciar coisas boas, aproveitou para falar mal do Acre e dos acreanos.

“Se tem uma coisa que eu aprendi com meu pai foi ter amor pelo Acre. E vou fazer isso a minha vida inteira”, disse em seguida. O pai de Jorge Viana, o ex-deputado Wildy Viana, um acreano nascido em Brasiléia, faleceu em 2017. Sobre a ida de Salles ao esgoto que despeja dejetos no rio Acre, Jorge Viana lembrou que os governos de São Paulo, ao qual Salles é ligado e foi inclusive secretário, tem também esgoto a céu aberto no coração da maior cidade do país, o rio Tietê.

E acrescentou que os políticos que acompanhavam Ricardo Salles – os senadores Sérgio Petecão, Márcio Bittar e Mailza Gomes, além do deputado federal Alan Rick e o governador Gladson Cameli, mesmo diante do que chamou de agressões do ministro, não defenderam o Acre nem os acreanos. Para o ex-senador, por causa de omissões em defesa do país, “o Brasil segue piorando e o Acre também”.

- Publicidade -
Copiar