25.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Deputado José Bestene pode dar a volta por cima e se tornar secretário de Saúde

Por

- Publicidade -

Secretária Mônica Feres estaria no cadafalso e perder o cargo porque não conseguiu apresentar resultados práticos à frente do cargo

Dança nas cadeiras

Para a semana que vem, no máximo no encerramento do recesso parlamentar, haverá novas mudanças na composição do governo de Gladson Cameli, com danças nas cadeiras de seu secretariado. A primeira a dançar seria a toda poderosa secretária de Saúde, Mônica Feres, que não teria tido tempo nem de esquentar a poltrona. Ela seria substituída pelo deputado José Bestene (PP), que já atuou no sistema como secretário no Governo de Orleir Cameli e saberia onde moram as corujas e capaz de fazer desenterrar a cabeça de burro que tanto emperra o sistema de saúde, segundo definição do próprio governador.

Ternos na tinturia

A notícia vazou porque o próprio governador Gladson Cameli teria telefonado ao primeiro suplente de deputado estadual, Elson Santiago, comunicando-o da possibilidade de o político vir a assumir o cargo no lugar de José Bestene. É claro que nenhum dos personagens querem falar abertamente sobre o fato, mas o certo é que já há quem comemore o retorno do deputado ao órgão. Pelo sim ou pelo não, Elson Santiago foi visto levando à tinturaria os velhos e surrados ternos utilizados em sete mandatos de deputados.

Educação no cadafalso

Outro cujo cargo que estaria pela bola “as” seria o de Educação, do professor Mauro Sérgio. A nomeação, para uma diretoria do órgão, de Alércio Dias, político experiente, com vários mandatos de deputado federal e estadual e que, também no governo de Orleir Cameli, exerceu a pasta, fez com que a situação de mauro Sérgio subisse no telhado. Uma das razões do empurrão do secretário rumo ao cadafalso seria o fato de a esposa do professor mandar no órgão mais que ele. O outro problema atende pelo nome de Kelly, diretora administrativa e financeira da Secretaria, que atropela as decisões do secretário. Há quem diga que a moça é forte por ter sido uma das poucas indicações ao governo feita pelo empresário Eládio Cameli, pai do governador.  

Controlador na mira

Outro que estaria a um passo da degola seria o controlador geral do Estado, Carlos Oscar Abrantes. Nada contra o rapaz, que é um fidalgo como fora seu pai, competente e dedicado. É que o novo desenho do governo estaria sendo feito para diminuir o empoderamento do conselheiro do Tribunal de Contas do estado (TCE), Antônio Malheiros, que seria o responsável pela indicação de Oscar.

Ricardo França

Dentro do Governo, é cada vez mais visível a estrela de Ricardo França, representante do Estado do Acre em Brasília e homem de confiança do governador Gladson Cameli, que estaria dando cada vez mais poderes ao auxiliar ao ponto de o rapaz ombrear-se em autoridade ao chefe do gabinete civil, José Ribamar Trindade. Além da confiança do governador, conta a favor de Ricardo França a forma cortês com a qual ele trata a todos, a dedicação ao governo e a firmeza com a qual trata os assuntos a ele encaminhados. É habilidoso, acessível e confiável.

Salvo pelo congo

Quem também esteve com o pescoço na guilhotina, da equipe de secretários do governador, foi o da Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Santos. Sua saída do cargo chegou a ser cogitada, mas o secretário conseguiu se recuperar a partir da prisão de perigosos integrantes de facções, os quais foram presos aos montes nos último dias. Foi salvo pelo congo.

Sumido em Sampa

Por se tratar de inquérito para o qual foi evocado o princípio jurídico do “em segredo de Justiça”, não se pode citar nomes ou as antigas funções do acusado, mas a informação primordial, porque de interesse público, não se pode deixar de dar: está prevista, para os próximos dias, mais tardar o início da próxima semana, a prisão de um ex-grão vizir da política local. Sabendo que sua situação é por demais delicada, o cidadão já não está mais no Acre. Estaria em São Paulo, acompanhando a mãe, informam seus familiares que ficaram em Rio Branco. Mas o que se sabe é que, de São Paulo, o cidadão tomou um novo rumo e, quando o decreto de prisão sair, vai dar trabalho encontrá-lo. Outras pessoas, que permanecem no Acre, também devem ser presas – ou seja, voltar à prisão.

Categorias de peso

Em Rio Branco, leitor gozador manda email ao colunista dizendo que se a prefeita Socorro Neri for de fato candidata à reeleição, ela terá a sua disposição pelo menos duas categorias de peso: os donos de lojas de autopeças e de oficinas mecânicas. Foram as categorias que mais lucraram com a inércia da Prefeitura em tapar os buracos que infestaram a Capital antes de o município deflagrar a operação que visa tampá-los mas que dificilmente atenderá a totalidade das verdadeiras crateras em que algumas ruas de Rio Branco foram transformadas.

“Relevantes buracos”

Por falar em buracos, na lista das autoridades e personalidades a serem homenageadas pelo governador Gladson Cameli com a outorga da Ordem da Estrela do Acre, maior comenda do Estado e da qual o colunista tem orgulho de um dia ter sido agraciado com a dita cuja no grau de comendador, está o nome da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino. A justificativa é de que a prefeita tem “relevantes serviços prestados”. Fosse pelos “relevantes buracos” em Tarauacá, talvez a homenagem se justificasse.

Perpétua Almeida versus Socorro Neri

Voltando à prefeita Socorro Neri: consta que a deputada federal Perpétua Almeida, uma das dirigentes locais do PC do B, não anda nada satisfeita com a alcaide. Consta que Perpétua o foi à Prefeitura, outro dia, para pedir que a prefeita indicasse onde gostaria que as emendas da deputada para o município pudessem ser alocadas. Pegou um chá de cadeia, não foi sequer recebida e saiu dizendo más e ruins da prefeita.

PC do B fora

Por isso, na Capital, dificilmente o PC do B marcharia com Socorro Neri caso ela saia para a reeleição. Se for candidata, a prefeita gostaria de contar com o professor Moisés Diniz, atual secretário municipal de Educação, como seu candidato a vice. Mas dificilmente o PC do B bancaria isso, o que levaria o professor a deixar a sigla em busca de outra legenda para compor a chapa de Socorro Neri.

Chapa PT-PSB

A outra alternativa de Socorro Neri, caso o PT não lance candidato à Prefeitura e venha apoiá-la à reeleição, é o secretário municipal de saúde, Otoniel. É visível a empatia entre a prefeita e o secretário e isso pode resultar numa chapa PSB-PT, o que sobrou da antiga Frente Popular do Acre.

Artêmio no PP

Quem está na pista, como se dizem os jovens, é o vereador Artêmio Costa, egresso do PSB. Ele procura uma nova sigla para poder concorrer à reeleição. Amigos seus informam que ele deve ir de PP, o partido do governador Gladson Cameli.

De olho aqui e lá

Ainda sobre eleições municipais; consta que o PP estaria de olho nome de Tião Bocalom como seu provável candidato a prefeito de Rio Branco. Bocalom é propenso à ideia, mas vive a esperança de vir tomar posse como deputado federal na vaga do Pastor Marcos, que está cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Acre e cuja sentença deve ser mantida em Brasília, pelo TSE. Pelo menos teria sido isso que fora garantida a Bocalom pelo chefe do gabinete civil de Jair Bolsonaro, Onix Loronzoni.

Como o gato da anedota

Consta que Bocalom vem agindo como o gato da anedota, que come com um olho no prato e o outro na comida do cachorro. Se não der certo tomar posse como deputado federal, aí, sim, ele seria candidato a prefeito de Rio Branco pelo PP, já que no atual partido, o PSL, o candidato a prefeito deve ser o coronel Ulysses Araújo.

Nome na mesa

Ainda sobre disputa municipal em Rio Branco, não se pode tirar da mesa de aposta o nome do deputado estadual José Bestene, que poderia vir a ser candidato pelo PP caso a alternativa Bocalom não se concretize. Se for de fato nomeado secretário de Saúde, quando chegar em maio de 2020, o velho Zeca Bestene será forte, forte muito forte politicamente falando.

Governadores na Expoacre

Se tudo correr bem, pelo menos dois outros governadores – o de São Paulo, João Dória, e do Amazonas, Wilson Lima -, além do governador Gladson Cameli, vão prestigiar a abertura da Expoacre 2019. Convidados por Gladson, eles teriam aceitado o convite estariam chegando ao Acre para a festa, que começa na manhã deste sábado (27). Deve vir também o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha.

Cada um tem seu Dudé…

Nas redes sociais, circula um vídeo do Rouxinho, de nome Paulo Cesar, falando em nome do governo sobre a Expoacre, um evento que é resultado, segundo ele, “de trabalho, muito trabalho”. Quem viu o vídeo disse que Rouxinho é uma versão moderna do Dudé, o assessor governamental que mandou mais que certos governadores nos últimos 20 anos nos governos da era petista. Cada governo tem o Dudé que merece, disse um observador da política local…

 

- Publicidade -
Copiar