Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Jovem viraliza ao economizar US$ 97 mil ao comer apenas pão e ovos
  • Grave acidente entre três carretas na BR-364 provoca destruição e mobiliza equipes de resgate
  • PM prende homem com mais de 40 trouxinhas de cocaína em Porto Walter
  • Homem com mandado de prisão é preso durante operação em cidade do interior do Acre
  • Palmeiras: vitória no Dérbi marca ‘exorcismo’ e mudança de postura
  • Avó “vendia” 3 netas menores para piloto da Latam preso nesta segunda-feira
  • Gefron reforça segurança em Marechal Thaumaturgo com operações integradas na fronteira
  • Arrecadação de impostos no Acre ultrapassa os R$ 695 milhões no primeiro mês de 2025
  • Acre soma 14 feminicídios em 2025; Cruzeiro do Sul aparece com uma ocorrência
  • Polícia Civil apreende adolescente de 13 anos suspeito de homicídio em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 9
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Mais de 70 casos de caxumba foram registrados nos primeiros meses em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.24 de julho de 20192 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Nos primeiros sete meses de 2019, foram confirmados 72 casos de caxumba em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. De acordo com a saúde municipal, o maior número de casos é registrado nas unidades de ensino.

Só no Instituto Federal do Acre (Ifac), mais de 20 alunos foram acometidos com a caxumba durante o primeiro semestre deste ano e início do mês de julho.

Para identificar os pacientes, equipes da Secretaria Municipal de Saúde fazem visitas nas unidades de ensino e orientam sobre os cuidados com a doença que afeta principalmente os adolescentes.

“Essas crianças estão pegando a caxumba agora porque no início da vida delas, tomaram a dupla viral e ainda não tomaram tríplice viral, que deve ser aplicada a partir dos 13 anos. Então, é essa faixa etária que está pegando”, esclarece o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Nicolau Abdalah.

Nas escolas Craveiro Costa e no Colégio Militar também foram identificados estudantes com a doença. A Secretaria de Saúde recomenda que os pacientes que tiverem caxumba procurem um médico e evitem o contato direto com outras pessoas para não causar a transmissão.

“A primeira coisa que o aluno deve fazer quando está com caxumba, é não ir a escola e ir a uma unidade de saúde para ser medicado e ter repouso. Porque a transmissão é muito rápida e se dá por gotículas de saliva. Um exemplo: se um colega toma água em uma garrafinha e está com caxumba, mesmo sem sintomas expostos, e compartilha essa garrafa, já vai infectar o outro”, alerta Abdalah.

A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas salivarias e não mata, mas em 1% dos pacientes masculinos pode ter consequências mais complicadas, causando o inchaço dos testículos.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica chama a atenção para os pais manterem o calendário de vacina de seus filhos sempre atualizado para evitar a doença.

“Temos que enfatizar que, se uma criança tem o esquema vacinal atualizado desde o início da vida, ela não vai ser acometida com essas doenças. Mas, aqui em Cruzeiro do Sul, não há o costume de tomar essas vacinas e quando aparece a doença, todo mundo vai para as unidades, mas o calendário da saúde não disponibiliza para todo mundo fora do esquema vacinal”, explica o coordenador.

Por Mazinho Rogério
Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.