O povo indígena Puyanawa está em fase de preparo para o III Festival Atsá Puyanawa 2019. Com o tema “Celebrando a Natureza e a Vida”, acontece de 18 a 22 de julho, na Terra Indígena do Povo Puyanawa, em Mâncio Lima,o Festival da Macaxeira. Este momento é considerado um ponto de encontro festivo da comunidade indígena com suas raízes, visão de mundo e tradições.
Além dos produtos da macaxeira, durante os três dias os participantes poderão contar com muitas danças, músicas, cultura tradicional, culinária indígena, brincadeiras, trabalhos espirituais e conhecer os artesanatos e costumes locais.
O Festival Cultural da Macaxeira faz parte do resgate cultural do povo Puyanawa. Durante muitas décadas, os Puyanawa, assim como muitos povos Acre, sofreram com o crescimento das atividades extrativas da borracha e do caucho na região no início do século XX, sendo vítimas dos confrontos e doenças. Os sobreviventes foram escravizados, forçados a trabalhar nos seringais e viram rapidamente o seu modo de vida ser ceifado.
Os Puyanawa foram expropriados de suas terras, catequizados e educados em escolas que proibiam a expressão de qualquer traço de sua cultura. Somente com o início do processo de demarcação de seu território, a cultura Puyanawa voltou a ser valorizada pelos próprios índios, que têm se esforçado para retomar sua língua nativa, tarefa que realizam com dificuldade, tendo em vista o reduzido número de falantes.
Celebrações festivas como o Festival Cultural da Macaxeira contribuem para a recuperação das memórias mitológicas da rica cultura do grande povo povo Puyanawa.

