23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

PSDB deve ter candidato próprio à Prefeitura de Cruzeiro do Sul em 2020

Por

- Publicidade -

Revelação foi feita pelo presidente regional do Partido, o vice-governador Wherles Rocha, que esteve novamente visitando o Juruá

Habemus candidato

A expressão em latim “habemus papa”, que anuncia a eleição de um novo chefe mundial da Igreja Católica após os conclaves de bispos do mundo todo com direito à voto na eleição papal, poderá ser perfeitamente aplicada ao PSDB em Cruzeiro do Sul, que terá candidato próprio na disputa do ano que vem. O anúncio foi feito por Major Rocha, que é o vice-governador do Estado e também presidente do PSDB, o partido cujo símbolo é o tucano, uma ave genuinamente brasileira. Rocha está mais uma vez visitando o Juruá.

Líder no Juruá

Aliás, o vice-governador está se consolidando cada vez mais como uma forte liderança política região do Juruá. Embora natural de Rio Branco e com fortes ligações com o município de Sena Madureira, o atual vice-governador, com a ideia de montar um gabinete de despachos em Cruzeiro do Sul e vindo à cidade e à região pelo menos uma semana de cada mês, tem conseguido angariar a simpatia dos cruzeirenses e juruaenses e já é apontado na região como uma autêntica liderança local.

Dono da região

A presença constante de Rocha no Juruá vem despertando ciúmes da família Sales, cujo grande chefe é o enrolado ex-prefeito Vagner Sales. Ao gabinete de Rocha tem chegado informações de que, por onde passam, os membros da família do ex-prefeito não deixam nada barato em relação ao vice-governador. O chefe da família tem inclusive provocado aliados perguntando: “- vocês vão deixar mesmo o Rocha tomar conta da nossa região¿”.

De fato o surgimento de uma nova liderança na região incomoda muito a quem se julga dono do Juruá.  

Necessidade de palanques

Ainda a propósito de Rocha no Juruá, o vice-governador ressaltou o bom trabalho do prefeito Ilderlei Cordeiro em Cruzeiro do Sul, disse que ele é seu amigo e aliado, mas defende a necessidade de um candidato próprio do PSDB – e o atual prefeito é do PP, partido do governador Gladson Cameli. Aliás, Gladson já declarou apoio a Iderlei. Rocha, no entanto, defende o lançamento de candidatura própria porque a legislação agora proíbe coligações de partidos na cabeça da chapa (cargos majoritários) e também pela necessidade de haver palanque os candidatos a vereadores.

Sem Henrique Afonso

Se de fato lançar candidato a prefeito em Cruzeiro do Sul, o PSDB deverá se livrar da calejada imagem do ex-deputado federal Henrique Afonso, que já foi candidato (derrotado) pela sigla e, do ponto de vista ideológico, tem se comportado ao longo do tempo como um homem sem lado. Do PC do B, passando pelo PV e pelo próprio PSDB, o ex-deputado tem transitado em praticamente todos os partidos. Os tucanos querem como candidato alguém com um perfil mais ideológico.

Clodoaldo vai virar tucano

Esse perfil pode ser encontrado no vereador Clodoaldo, do PR de Cruzeiro do Sul. Major Rocha vem conversando com o vereador e quer levá-lo para o ninho tucano. O vereador só espera a chamada portabilidade, quando os políticos com mandatos podem trocar de partidos sem o risco de perderem o posto. O próprio Rocha admite ter convidado o vereador e ele teria aceitado a possibilidade de vir a ser candidato a prefeito.

Vereadores na mira de Rocha

Em Rio Branco, Major Rocha deverá jogar duro com os vereadores Clezio Moreira e Célio Gadelha. Ambos eleitos pelo PSDB, na Câmara Municipal da capital funcionam como membros da base de apoio da prefeita Socorro Neri, adversária do governo e dos tucanos. Se não forem expulsos, os dois não devem ter legenda para a disputa à reeleição. A fonte é o próprio Rocha.

Colecionador de condenações

Pelo número de processos e condenações por improbidade administrativa e agora com a decisão judicial que levará seus carros de luxo a serem leiloados em praça pública, é de se constatar que não vai nada bem a vida do ex-prefeito Vagner Sales. Vitorioso nas urnas, podendo eleger a filha Jéssica como deputada federal e a esposa Antônia como estadual, na vida pública o ex-prefeito é um desastre. É o maior colecionado de condenações judiciais da política do Acre.

Duro na queda

Quem está mandando notícias aos amigos do Acre e do Juruá é o ex-prefeito Aloísio Bezerra. Ex-deputado federal, ex-senador da República e prefeito de Cruzeiro do Sul de 1996 a 2000, além de ter ajudado a eleger a esposa Zila Bezerra para um mandato de prefeita da segunda maior cidade do Acre, Aloísio vive em Brasília, como cadeirante, após sofrer uma série de AVCs (sigla de Acidente Vascular Cerebral), que o deixou paraplégico. Mas consta que nos últimos ele tem melhorado bastante e, apesar da voz ainda claudicante, tem até telefonado aos amigos.

É duro na queda esse carcará….

Mailza, a mudinha

O silêncio da senadora Mailza Gomes (PP) na tribuna do Senado, que em sete meses de mandato ela nunca a utilizou, sendo virgem em matéria de discursos no principal púlpito do parlamento brasileiro, já começa a ser percebido e a incomodar, inclusive aos seus aliados mais próximos. A senadora não fala sobre o assunto e não explica o motivo de tanto silencia. O fato é que, por seus movimentos e ativismos nas redes sociais, já se sabe que muda ela não é.

Vai integrar de fato a bancada dos “mudinhos”.

Polícia na prática

Falando de segurança pública: quem gosta de ação policial e de investigação criminal vai poder conhecer, a partir desta sexta-feira até o dia 21, no domingo, no Via Verde Shopping, em Rio Branco, a realidade do setor policial. Serão expostos equipamentos, viaturas (dentre elas um quadriciclo), vídeos institucionais, além de policiais no local que explicarão as atribuições da Polícia Civil e projetos sociais da instituição.

Investigação criminal

Para quem gosta de investigação criminal, também terá espaço na exposição e o interessado até poderá participar da investigação de um crime. A simulação de uma cena de local de crime será montada dentro da Sniper. O mais legal é que quem participar da experiência ganhará 10% de desconto nas atividades da loja.

Doação de sangue

Outra informação fora da política, pelo menos esta da política partidária: os motoristas do aplicativo ForestCar, uma empresa genuinamente acreana e que funciona nos moldes do Uber, estarão, nesta sexta-feira(19), durante todo o dia, doando sangue ao Hemoacre, em Rio Branco. A campanha é patrocinada pela direção da empresa e visa aproximar o aplicativo às boas práticas sociais, disse a diretora da empresa, Adriana. O nome da campanha é bem sugestiva: “você é a gota que faltava. Doe sangue”. As doações começam às 8 horas e se estenderão até o final do expediente.

Educação em Brasiléia

Sílvia Pacheco é o nome da gestora pública, gerente do núcleo da Secretaria de Educação em Brasiléia, que vem dando um show de administração no Alto Acre. Apesar da crise financeira instalada em todos os setores d administração pública, em Brasiléia as coisas (boas, ainda bem) estão acontecendo. Em sete meses, as gestora conseguiu, por exemplo, fazer avançar o ensino na escola rural “Valéria Bispo Sabala”, fornecendo meios para que a educação estadual se efetive com qualidade na região.

Veículos à serviço

A escola dispõe de 5 veículos adaptados (quatro caminhões e uma caminhonete) para o transporte dos alunos dos ramais. Um micro-ônibus também foi conseguido para transportar alunos, professores e pessoal de apoio da cidade em direção à escola, que veio se somar aos ônibus que já fazia a rota. Pelo menos 20 veículos estão à serviço do núcleo da Educação no município.

Apoio fundamental

Além disso, Silvia Pacheco conseguiu climatizar toda a escola, com a instalação de 16 aparelhos de ar condicionado, “proporcionando conforto aos nossos professores e alunos para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de modo qualificativo”, disse a gestora. Ela ressaltou ainda que nada disso aconteceria se não fosse o apoio do secretário de Educação, professor Mauro Sérgio, e do governador Gladson Cameli.

“Rainha do Verão”

Em Tarauacá, a prefeita Marilete Vitorino (PSD) é apontada como uma política promesseira. Desde que assumiu, ela promete resolver os problemas da buraqueira na cidade promete, no próximo verão. Mais de três anos depois de mandato, ela mantém as promessas e as ruas continuam parecendo o solo da lua, de tantos buracos. Passou a ser chamada de “Rainha do Verão”.

Desembargadores contra Lula

De Brasília, chega a notícia de que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou nesta quinta-feira (18) pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para afastar os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Thompson Flores do julgamento do processo sobre o sítio em Atibaia (SP). Em fevereiro, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal sobre as reformas realizadas na propriedade. Após a sentença, a defesa recorreu da decisão e também disse que os dois magistrados devem ser afastados do julgamento do caso por não serem imparciais.

Tião versus Guedes

O ex-governador Tião Viana anunciou que vai à Justiça contra o ministro da Economia, Paulo Guedes. A causa foi a declaração do ministro de que, no Acre, na época em que Viana era governador do Acre, sumiram R$ 100 milhões emprestados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) destinados às obras na BR-364. O ex-governador se sentiu ofendido e quer que o ministro prove o que disse.

CPI da Murano

Como anteriormente anunciado aqui, a empresa Murano, do Distrito Federal, que estaria papando todas as obras sob o atual governo em detrimento às empresas locais, vai ser o cavalo de batalha entre o governo e a oposição no segundo semestre deste ano. Deputados de oposição devem propor até uma CPI assim que a Assembleia Legislativa voltar do recesso.

 

- Publicidade -
Copiar