Rio Branco, Acre, 29 de setembro de 2020

No Acre, segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo quer imunizar 55 mil pessoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação começou nesta segunda-feira (18), em todo o estado Acre e segue até 30 de novembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o objetivo desta etapa é imunizar jovens e adultos entre 20 e 29 anos que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

Conforme os dados, a meta é imunizar 55 mil pessoas entre a faixa etária indicada. A vacina está disponível gratuitamente na rede pública de saúde. Além do sarampo, a vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola.

“É importante ressaltar que a vacina tríplice viral está na rotina dos serviços disponíveis o ano todo. Ela pode ser feita em pessoas de um a 29 anos de idade, no caso em duas doses. E em pessoas de 30 a 49 anos em uma dose. Pessoas acima dos 50 anos devem ser vacinadas somente em casos especiais”, informou a gerente do Núcleo do Programa Estadual de Imunização, Renata Quilles.

A primeira etapa da campanha ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro. A meta era imunizar 22 mil crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos.

O estado fechou a primeira etapa sem conseguir bater a meta. Conforme os dados, no caso das crianças de seis meses a menores de um ano, a meta era vacinar 8.179 bebês e foram imunizadas somente 4.090, o que corresponde a uma cobertura de 50,01%.

Já no caso do público de um ano a menores de cinco anos a meta era vacinar 13.632 e foram imunizadas 11.604 crianças, o equivalente a 85,13% de cobertura.

“Estamos entre os sete estados que não apresentam casos da doença. Nosso histórico vacinal para tríplice viral é bom. Então, acreditamos ser este o motivo de ainda mantermos o estado livre da doença. Apesar de estarmos na segunda etapa da campanha, muitas crianças estão parcialmente e outras totalmente desprotegidas para o sarampo e são os mais suscetíveis a internações graves e óbito”, disse Renata.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou em outubro com sua primeira fase, em que foram imunizadas crianças de seis meses até cinco anos.

  • Por G1 Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.