Prefeitura de Ipixuna monta plano de contingência para evitar a chegada do COVID-19 no município

A prefeitura municipal de Ipixuna, considerando a pandemia do novo coronavírus que vem afligindo a população mundial, montou um plano de contingência e tomou diversas medidas para evitar que o vírus chegue no município.

Uma das medidas tomadas pela administração foi a suspensão pelo prazo de 15 dias de eventos e atividades públicas e privadas onde há aglomeração de 10 pessoas (culto, missa, festa, show, banho, comícios e afins). O atendimento presencial do público externo nos órgãos públicos Municipais (exceto serviços declarados essenciais) foi suspenso como também as aulas da rede municipal.

“Reunimos com os vereadores, profissionais da saúde e líderes religiosos para tomar uma decisão a respeito da pandemia que está assustando os brasileiros e os munícipes, em Ipixuna montamos um plano de contingência e estamos sendo rigorosos para evitar a chegada do vírus aqui”, conta a prefeita Maria Oliveira.

No plano de contingência, barreiras sanitárias foram montadas no porto e aeroporto para verificar a entrada de pessoas que passarão por avaliações das equipes de saúde, também foi inserido uma equipe para distribuição de panfletos informativos.

“Hoje não temos nenhum caso confirmado e nem suspeito, estamos trabalhando com prevenção, mas tomamos decisões bem rígidas para tentar impedir a chegada do novo coronavírus, porque não temos estrutura para atender uma pandemia como esta”. Secretária de saúde.O plano tem como objetivo promover a prevenção e evitar a transmissão de casos de infecção pelo COVID-19 no município de Ipixuna-AM, além de garantir a detecção, notificação, investigação de casos suspeitos de forma oportuna.