Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Show do Dia do Trabalhador terá segurança reforçada em Cruzeiro do Sul; veja o que será permitido entrar
  • Centro de Cruzeiro do Sul terá interdições mínimas para show de Joelma
  • Feriado de 1º de Maio: serviços públicos serão suspensos no Acre; veja o que funciona
  • Usuária de vape, jovem de 22 anos desenvolve câncer de pulmão grave
  • Com presença do ministro Guilherme Boulos, Rio Branco recebe edição do programa ‘Governo do Brasil na Rua’
  • Série documental ‘Ronaldinho Gaúcho’ entra no Top 10 global da Netflix
  • Diogo Nogueira faz aniversário e ganha mensagem da ex Paolla Oliveira: ‘Viva você’
  • Cheia do Juruá avança em Cruzeiro do Sul e já impacta mais de 900 famílias
  • Acusado de desobediência, prefeito Gerlen Diniz, de Sena Madureira, tem investigação arquivada
  • Joelma é confirmada no show do trabalhador em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, abril 27
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

‘A gente tem que escolher quem vai entubar’, diz médica sobre falta de respiradores em hospitais no AC

Por Redação Juruá em Tempo.22 de maio de 20203 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre tem registrado o aumento da curva de contaminação pelo coronavírus na última semana. De segunda (18) a quinta-feira (21), foram mais de 1,1 mil casos a mais, chegando a 3.103 casos em todo o estado. O aumento reflete no atendimento das unidades de saúde do estado, inclusive na UPA do Segundo Distrito, que é referência no atendimento.

Em entrevista ao Jornal do Acre 2ª Edição desta quarta-feira (21), a médica Sandra Aguiar, que trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 e falou sobre que precisam escolher quem vai ser entubado.

“Realmente a gente tem que escolher o paciente que vai ser entubado ou não, porque não tem respiradores para todo mundo, infelizmente. Nós fomos comunicados que havia reagente para fazer somente 200 testes e isso é uma média que a gente faz por dia”, disse.

Quem procura atendimento também se frustra, como a aposentada Cesarina Mota. “Mandaram eu fazer o exame e passaram o remédio, mas tenho é medo de toma sem saber o que eu tenho”, se preocupou.

Quem consegue fazer os testes também reclama da demora em receber o resultado. O gari Adailson Oliveira fez o teste para a doença no dia 27 de abril. Agora, quase um mês depois, continua sem resposta. “Preciso desse resultado para levar para a empresa”, reclamou.

‘A gente tem que escolher quem vai entubar’, diz médica sobre falta de respiradores em hospitais no AC — Foto: Reprodução/ Rede Amazônica Acre

Sem leitos de UTI em Rio Branco

Além disso, de acordo com os números de leitos passado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) até quarta-feira (20), o Acre estava com 97% dos leitos de UTI ocupados.

Diariamente, à noite, a Sesacre fazia um levantamento dos pacientes internados. Os números da última divulgação, também na quarta, mostram que, em todo estado, estão disponíveis 190 leitos, destes, apenas 35 são de UTIs, o restante são leitos clínicos.

Os dados mostram ainda que a ocupação na unidade de terapia intensiva do estado é de 97%, com 34 leitos ocupados.A Sesacre não divulgou a ocupação atualizada até esta sexta-feira (22), mas confirmou que Rio Branco está com os leitos de UTI 100% ocupados.

Governador fala em Brasília

O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve em Brasília pedindo apoio do governo federal. Também ao Jornal do Acre 2ª Edição, ele confirmou o cenário e garantiu que até o fim de semana o Acre deve receber novos respiradores.

“Realmente esse é o cenário, que é como tenho alertado a população desde o início. Tomamos todas as medidas, os hospitais de campanha serão inaugurados no dia 10 de junho, cumprindo o prazo de 30 dias. Pedi reforço de respiradores e tivemos a garantia que neste fim de semana será entregue 30 respiradores para distribuir em todos os municípios do estado, com possibilidade, tendo o aumento no número de casos confirmados, de mais 20”, disse.

G1

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.