O deputado estadual Jenilson Leite ( PSB), médico infectologista, apresentou, nesta quarta-feira (20) , uma série de indicações parlamentares para sanar os problemas de saúde no Estado, com ênfase na indicação que solicita a aquisição de um tomógrafo para a Unidade de Pronto Atendimento ( UPA) do Via Verde, no segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo o deputado, o tomógrafo é uma ferramenta de suma importância para que o médico saiba as condições do pulmão do infectado. ” Fiz a indicação para que a Sesacre realize a aquisição de tomógrafo para a UPA, pois este hospital é um divisor de água no combate a Covid-19, mas o sistema de imagem de lá, que é tão importante na hora do diagnóstico, porque o médico vê as condições do pulmão do paciente, está fraco. O raio-x de melhor qualidade está quebrado. Temos um raio-x móvel, que não tem a mesma qualidade”, ressalta o médico.
Esta casa aprovou 92 milhões de reais para o combate à pandemia, por isso temos recursos para que seja adquirido este aparelho ( tomógrafo) com urgência. ” Um exame de PCR demora oito dias para sair. Com uma tomografia pulmonar, o médico saberá como seguir o tratamento, pois tem ciência das condições do órgão mais atingido pelo vírus”, pede o médico.

