Início / Versão completa
Mais Notícias

‘Presos’ na fronteira devido à pandemia, 40 peruanos dormem dentro de ônibus em posto fiscal no AC

Por Redação Juruá em Tempo. 08/05/2020 12:27
Publicidade

Um ônibus particular com 40 imigrantes peruanos foi impedido de entrar no Acre, nesta quinta-feira (7), devido à pandemia do coronavírus. A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Militar, coronel Ulysses Araújo. Enquanto o governo acreano tenta resolver o impasse com o lado peruano, os imigrantes dormem no ônibus que ficou retido no posto fiscal do estado.

Publicidade

O ônibus foi parado no posto Fiscal da Tucandeira, no Km 115 da BR-364, em Rio Branco. A PM já conta com a barreira mantida 24 horas na região e mais duas guarnições do batalhão de Operações Especiais (Bope) foram encaminhadas para o local em apoio.

O grupo saiu de São Paulo e teria como destino Iñapari, no Peru. Só que eles não têm como entrar no país por conta da fronteira fechada, informou o comandante, o que faria com que eles ficassem em Assis Brasil, no interior do estado.

“A gente recebeu a informação que o ônibus estava vindo para Assis Brasil e o decreto não autoriza esse tipo de transporte, por enquanto. A gente já verificou e a maioria é de imigrantes ilegais e já houve um contato do gabinete do vice-governador com o gabinete de Madre de Dios e estão tentando uma autorização para que o Exército possa liberar a entrada deles lá”, informou.

Publicidade

Para tentar resolver o problema, Araújo disse que está sendo feito esse contato com as autoridades peruanas e se for liberada a entrada do grupo no Peru, a polícia do Acre vai fazer a escolta deles até que sejam entregues em Iñapari.

“Só podemos fazer isso quando tiver essa autorização porque se não a gente vai levar eles para onde? A responsabilidade não pode ser nossa. Como nós recebemos uma determinação da própria Secretaria de Segurança para que não fosse autorizada a entrada, com base no decreto governamental e a gente está executando”, concluiu o comandante.

Acompanhamento

O secretário de saúde do Acre, Alysson Bestene, informou que os peruanos estão sendo monitorados por uma equipe da Vigilância Sanitária que foi encaminhada para o local ainda na quinta.

“A equipe está lá desde ontem e eles estão sendo monitorados e quando tiver essa liberação a gente vai acompanhar até o destino”, informou Bestene.

Fronteira fechada

Desde final do mês de março que o município de Assis Brasil já decretou situação de emergência e acumula mais de 300 imigrantes que não conseguem entrar no Peru por conta do fechamento da fronteira.

A medida de impedir a entrada dos peruanos no Acre é para evitar o acúmulo de mais pessoas no município do interior, conforme informou o secretário de saúde.

“A gente tem conversado, tanto a vigilância sanitária do estado como do município tem acompanhado e eles estão lá no abrigo. O Estado ajuda na parte da alimentação e também estão sendo monitorados”, concluiu.

O Acre contabilizou 1.014 pessoas diagnosticadas com Covid-19 até a quinta-feira (7). As mortes foram para 36, conforme boletim da Secretaria de Saúde estadual (Sesacre).

G1

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.