Início / Versão completa
Acre

Rio Branco registra 80 incêndios em prédios e casas em cinco meses, apontam bombeiros

Por Redação Juruá em Tempo. 12/05/2020 10:39
Publicidade

Em menos de cinco meses, Rio Branco já registrou 80 ocorrências de incêndios em prédios e residências, segundo dados do Corpo de Bombeiros que contam desde o dia 1º de janeiro deste ano, até o dia 10 de maio.

Publicidade

“Tivemos bastante, mas, no mesmo período do ano passado, houve mais incêndios do que esse ano [113 ao todo]. A gente tem incêndio praticamente todos os dias, desde princípio de incêndio, a de maior porte”, explica o major Claudio Falcão dos bombeiros.

Um dos últimos incêndios registrados na capital acreana, foi o que deixou a aposentada Odília Fernandes da Silva, de 67 anos, com quase todo o corpo queimado após uma explosão causada por vazamento de gás de cozinha, no último dia 8.

O major disse que a maioria dos incêndios são causados por problemas elétricos, que incluem fiação mal redimensionada, mau uso e falta de manutenção. E em seguida por problemas na instalação de botijões de gás.

Publicidade

“A rede elétrica é a questão número um de causas de incêndios. Às vezes, por falta de manutenção, fios ressecados, alta carga de equipamentos em fiação que não são proporcionais”, pontuou.

Bombeiros mostram a maneira certa de instalar botija de gás para evitar acidentes — Foto: Asscom/Bombeiros

Já o segundo maior causador de incêndios são as botijas de gás. Segundo o major, a maior parte destes acidentes ocorrem por falha humana.

“O que nós observamos é que sempre que há um incêndio envolvendo esse tipo de produto é por uma falha humana. A pessoa não está utilizando da maneira correta o produto. É o vencimento do equipamento que é a mangueira e o regulador de pressão. Outra coisa é defeito que vem na rosca e fica vazando, tem que fazer teste com água e sabão”, afirma.

O conselho, segundo Falcão é nunca utilizar a mangueira passando por trás do fogão porque no caso, sempre que há o uso do forno, aquece o fogão e a mangueira que acaba derretendo e começa o incêndio. E também recomenda que a botija seja instalada em locais arejados.

G1

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.