Pré-candidato a prefeito de Porto Walter, o secretário de Saúde, César Andrade, se afastou do cargo nesta segunda-feira, 1. Técnico de enfermagem de formação, o profissional deixa um legado de importantes avanços na pasta, durante sua gestão.
Quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, em fevereiro de 2019, deu início às reformas nas unidades e academias de saúde, além de investir em tecnologia, com a ampliação da rede de internet para maior cobertura dos sistemas operacionais.

César também protagonizou a aquisição de duas novas ambulâncias, investiu no fortalecimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com a contratação de fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, assistente social, farmacêutico e psicóloga. A gestão também ampliou os atendimentos para a população rural, a partir de itinerantes nas comunidades e ramais.
O ex-secretário implantou a realização de eletrocardiograma através da adesão ao programa Telessaúde. A assistência farmacêutica ganhou destaque com a compra de uma tonelada de medicamentos.
Hábil articulador, César Andrade se reuniu com o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, com quem firmou parceria e negociou a aquisição da Prefeitura de um veículo. Realizou ações no Outubro Rosa, promovendo exame de ultrassom gratuito para as mulheres e sediou a Semana de Saúde Visual, com exames e consultas gratuitas com o oftalmologista.

Neste ano, ainda em sua gestão, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram por reformas, os agentes de endemias e comunitários foram beneficiados com abono salarial. Em 2020,, graças ao empenho de César e do prefeito Zezinho Barbary, com a ajuda dos parlamentares, o Piso de Atenção Básica, que financia ações em saúde, recebeu mais de R$ 1 milhão.
Para reforçar as ações, a gestão contratou agentes de endemias, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. O ex-secretário se destacou durante a pandemia e luta contra a Covid-19, lançando edital com processo seletivo para contratação de profissionais. O gestor deixa a compra de R$ 250 mil reais de medicamentos adquiridos recentemente.
“Agradeço ao prefeito pela experiência, conhecimento e oportunidade. Agora, com o encerramento desta etapa profissional, sigo com novos desafios para início de uma nova empreitada. Sou muito grato por ter participado de ações importantes para nossa cidade”, salientou César.
No último 7 de março, em ato de filiação do MDB em Porto Walter, que reuniu mais de 700 pessoas, César Andrade foi anunciado como pré-candidato a prefeito.


