Início / Versão completa
Mais Notícias

Estado adere à campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

Por Redação Juruá em Tempo. 16/06/2020 09:52
Publicidade

O número de denúncias e casos de violências domiciliares registradas contra pessoas idosas e outras populações vulneráveis aumentou em 2020, segundo o portal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, a partir de informações do Disque 100. Os dados aumentaram, principalmente, por conta do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Os idosos estão no grupo de risco da Covid-19, com um dos maiores índices de mortalidade.

Publicidade

Diante do aumento dos riscos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), aderiu à campanha Junho Violeta, como estratégia de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e de sensibilização ao cuidado, de combate a qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, sob pena de punição, conforme dispõe o Estatuto da Pessoa Idosa.

O dia 15 de junho foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, como o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, com a finalidade de sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra idosos e a divulgação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

“A data nos sensibiliza sobre o combate da violência contra o idoso, principalmente agora no período de isolamento social, em que muitos se encontram desprotegidos dentro de suas próprias casas”, enfatiza a secretária de Estado de Assistência Social, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Ana Paula Lima.

Publicidade

As violências podem ser físicas, sexuais, psicológicas, patrimoniais e financeiras, como também atitudes de negligência e abandono. Geralmente o agressor é residente na mesma moradia, o que caracteriza a violência como doméstica, muitas vezes ocasionada pela dificuldade financeira que a família esteja atravessando.

“A violência contra o idoso deve ser combatida de todas as formas. Vamos proteger os nossos idosos e assegurar que tenham uma vida tranquila e com os cuidados que merecem e precisam”, destaca a diretora de Direitos Humanos, Francisca Brito.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou nesta segunda-feira, 15, a cartilha “Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?”.  O material  esclarece dúvidas sobre os tipos de violência praticada contra pessoas idosas.

Acesse: cartilhacombateviolenciapessoaidosa

Como denunciar

Qualquer tipo de violência deve ser denunciado através dos canais: Disque Direitos Humanos 100, portal http://www.disque100.gov.br, pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil ou ainda para qualquer tipo de informação ou orientação psicológica: direitoshumanos.seasdhm@gmail.com

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.