Início / Versão completa
Acre

Pedidos de seguro-desemprego sobem 12% na primeira quinzena de junho no Acre

Por Redação Juruá em Tempo. 27/06/2020 08:46
Publicidade

Dados comparativos divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (25) mostram que o número de pedidos de seguro-desemprego no Acre subiu 12% comparando a primeira quinzena de junho deste ano com a do ano passado.

Publicidade

O balanço fica disponível no painel de informações do seguro-desemprego. O benefício é dado quando o trabalhador é demitido e reflete uma noção do cenário do mercado de trabalho no estado.

Nos primeiros 15 dias de junho do ano passado, o estado contabilizou 469 pedidos do benefício. Já este ano, no mesmo período, foram 525 pedidos. Deles, 398 foram segurados, 76% do total.

O que chama atenção também este ano é a mudança de comportamento. No ano passado, os pedidos feitos pela internet não chegavam a 1%, mas este ano, com a pandemia e alguns serviços feitos remotamente e atendimentos presenciais suspensos no estado, o Acre aparece com a maior porcentagem de requisições feitas pela internet.

Publicidade

Desde março, quando foram confirmados os primeiros casos da doença no estado, o governo decretou o fechamento do comércio não essencial e isso impactou diretamente a classe dos empresários, que ainda pressionam o governo para a reabertura seguindo todos os protocolos de segurança.

Já o governo determinou fases para que sejam seguidas e a reabertura ou não desses setores fica a cargo de cada município.

Perfis

Analisando os perfis daqueles que solicitaram o seguro-desemprego em junho deste ano é possível ver que o setor mais afetado foi o de serviços, que teve 216 pedidos, 41% do total do período.

Logo em seguida, 203 trabalhadores do comércio acreano fizeram o pedido, sendo 39%. A construção civil também registrou requisições, 39 ao todo nos 15 dias.

Quase 400 desses trabalhadores têm ensino médio completo e estão na faixa etária entre 30 a 39 anos. Os cargos mais atingidos foram aqueles que ganhavam entre 1 a 2 salários mínimos.

Em maio deste ano, o mesmo balanço mostrou que aquele mês já apresentava alta de 6% no número de pedidos do seguro-desemprego. Foram 1.372 requisições.

Canais de atendimento

Foram disponibilizados canais adicionais de atendimento remoto por telefone e e-mail. Para dúvidas e esclarecimentos, o empregado pode acionar as superintendências por e-mail. No Acre, o e-mail para dúvidas é o trabalho.ac@mte.gov.br. O número para contato é o (68)3212-3300.

G1
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.