Início / Versão completa
Mais Notícias

Prefeitos vão responder criminalmente caso desobedeçam ao Pacto Acre Sem Covid

Por Redação Juruá em Tempo. 06/07/2020 18:31
Publicidade

O Pacto Acre Sem Covid teve nesta segunda-feira, dia 06, a publicação das novas notas sobre os municípios e regiões quanto à situação da pandemia da Covid-19. Apenas as regionais do Juruá e Tarauacá/Envia melhoraram em relação ao início do programa de controle da doença.

Publicidade

No Juruá/Tarauacá/Envira, que saíram do Vermelho (Emergência) e passaram para alaranjada, atividades comerciais poderão ser liberadas para o funcionamento. Contudo, em outras regiões, onde o vermelho continua predominando, as medidas devem ser mantidas ou melhoradas para conter o surto da doença.

As medidas nas cidades avermelhadas não podem ser afrouxadas, e os prefeitos poderão ser responsabilizados criminalmente pelos atos que caminharem em desobediência ao decreto estadual. O alerta é do promotor de Justiça titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, Glaucio Ney Shiroma Oshiro.

“Caso seja necessário, medidas repressoras [sobre os prefeitos] podem ser adotadas. Em tese, um gestor que contraria um decreto estadual sem suporte científico pode estar cometendo erro grosseiro e com isso ser responsabilizado, como entendeu o STF ao analisar medida provisória editada pelo Presidente da República”, alertou.

Publicidade

Oshiro também lembrou que o próprio comitê estadual, criado pelo governador Gladson Cameli, “pode encaminhar intervenções jurídicas diretamente, ou até representando junto ao Ministério Público”, e destacou que todos os municípios possuem promotorias locais que estão de olho nos prefeitos.

João Renato Jácome, do Notícias da Hora.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.