23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

“O conhecimento transforma”: Dom Henrique Ruth abre inscrições para V Expociência 2020

Por

- Publicidade -

A V Expociência DHR 2020: O Conhecimento transforma, Feira Estadual de Ciências do Estado do Acre, está com inscrições abertas de 14 de agosto a 30 de setembro. Todo evento ocorre de forma virtual, atendendo as medidas de prevenção ao Covid-19. A feira ocorre desde 2016 na escola, e em 2019 ganhou um caráter nacional, sendo apoiada pelo Ministério da Tecnologia e Inovação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico.

O Projeto iniciou em 2016, apenas no âmbito da comunidade escolar, mas expandiu e 2019 com o projeto apresentado pelo diretor Jair de Souza, envolvendo outras escolas do estado na ação e o público em geral. O evento tem como objetivo popularizar ciência em todo estado, através de projetos de estudantes de ensino médio.

A Expociência será dividida em três momentos, sendo o 1º com palestras realizadas por cientistas e pesquisadores de destaque nacional e internacional em suas áreas, organizadas com base em temas de grande relevância, voltadas para estudantes, professores e comunidade em geral.

O 2º momento serão realizadas as avaliações dos projetos, pelas bancas avaliadoras, sendo aberto apenas para alunos de ensino médio, com base em critérios descritos no edital de inscrição. As competições científicas envolvem projetos na área de desenvolvimento tecnológico, documentário e pesquisa. Já no 3º momento ocorre a cerimônia de encerramento e premiação, com data prevista para ocorrer no dia 04 de novembro, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação.

“Esse momento desafiador para educação e para ciência, imposto pela pandemia do coronavírus, que impossibilitou o contato presencial entre professores e alunos nas escolas trouxe a necessidade de inovar, criar estratégias para manter o espírito do desenvolvimento acadêmico vivo em nossas escolas”, falou o gestor Jair.

Algumas atividades são exclusivas para os alunos do ensino médio, como as competições, no entanto as palestras serão abertas para comunidade em geral, com emissão de certificado de participação. O evento conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), da Secretaria Estadual de Educação e da Escola Dom Henrique Ruth.

Toda as normas e regras para participação da atividade estão no edital, encontrado no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/vexpocienciadhrfecac/

“Pedimos que todos os procedimentos que sejam desenvolvidos no âmbito do projeto levem em consideração as orientações e medidas de segurança, em especial o distanciamento social. Usem a criatividade, se organizem em salas de bate papo, produzam seus materiais em casa, e só saia quando necessário”, enfatizou o diretor.

- Publicidade -
Copiar