Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (7) prêmio acumulado em R$ 15 milhões
  • Médico diz que peixe-elétrico ou fio dentro d’água podem ter matado adolescentes em Cruzeiro do Sul
  • Adolescentes vítimas de choque elétrico em igarapé de Cruzeiro do Sul são identificados
  • Mulher é presa com droga em bloqueio policial próximo a Tarauacá
  • Facção filmava tortura de jovem enquanto aguardava ordem para matá-lo
  • ‘Posturado e calmo’: cachorro sentado em mureta aprecia a vista e viraliza na web
  • Recém-nascido é encontrado em caixa de papelão com bilhete
  • Padrasto é preso por matar enteada com soco após se irritar com choro
  • Enteada engravida do padrasto após estupro; mãe sabia do crime
  • Caminhão perde controle em ladeira e invade casa; veja vídeo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, abril 7
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Setembro Amarelo: campanha da Defensoria do AC debate preconceito e suicídio entre população LGBTI+

Por Redação Juruá em Tempo.15 de setembro de 20202 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) e várias entidades iniciaram uma campanha na web para alertar sobre como o preconceito, homofobia e transfobia podem afetar a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex).

A campanha ‘Valorizar a Vida é Curar seu Preconceito’ é parte das ações de combate ao suicídio desenvolvidas no mês de valorização da vida e prevenção, o Setembro Amarelo.

A ação é feita pela DPE-AC, a igreja católica de Rio Branco, representada pelo padre Mássimo Lombardi, o pastor Afonso Geber; representante da Federação Espírita, Paulo Afonso, Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTI+ do Acre, representado pelo pai de santo e presidente Germano Marino; a socióloga e representante do Centro de Convivência e Cultura Arte Ser, Amanda Schoemaker; psicólogo Ronni Maia, travesti e representante do TODX Brasil, Brenn Souza, e a Ouvidora-Geral da DPE-AC, Solene Costa.

“A gente sabe que muitas vezes o suicídio é decorrente de várias causas: depressão, ansiedade, medo, culpa e essas doenças, muitas vezes, são causadas por homofobia, transfobia e preconceito”, explicou a coordenadora do subnúcleo de Direitos Humanos, defensora Flávia

Oliveira.

DPE-AC e diversos parceiros divulgar vídeos de combate ao preconceito e suicídio — Foto: Reprodução

DPE-AC e diversos parceiros divulgar vídeos de combate ao preconceito e suicídio — Foto: Reprodução

Combate ao preconceito

A defensoria destacou que foi feito um recorte do público LGBTI+ porque pesquisas publicadas atualmente alertam para o aumento de casos de suicídios entre essa população no Brasil.

“Não porque eles não querem viver, mas porque em decorrência do preconceito, de achar que a pessoa é errada, de querer uma cura gay levando a pessoa se sentir culpada e o preconceito leva a isso. Fora que isso é crime, você discriminar a pessoa por sua orientação sexual. A gente percebeu que esse preconceito leva à doença mental, então, chamamos várias pessoas para falar de saúde mental”, frisou.

Ao longo do mês, vão ser liberados vídeos nas redes sociais da DPE-AC e dos participantes alertando que um comportamento preconceituoso pode adoecer as pessoas e levar a sérias consequências.

“Cada pessoa é do jeito que é, tem sua liberdade para agir, como se perceber em seu gênero e isso faz parte da diversidade humana e não porque a pessoa está com algum problema, o problema é causado justamente por conta do preconceito”, concluiu.

Fonte:G1Acre.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.