Rio Branco, Acre, 30 de novembro de 2020

No Alto Acre, espaços impedidos de funcionar na Bandeira Laranja são notificados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações Ac24horas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, os estabelecimentos e espaços impedidos de funcionar na Bandeira Laranja do Pacto Acre sem Covid já começaram a ser notificados a paralisar as suas atividades enquanto vigorar a nova classificação de risco.

Nesta sexta-feira, 30, o juiz eleitoral da 6ª Zona (Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil), Gustavo Sirena se reuniu com candidatos e coordenadores de campanha para discutir a suspensão de eventos como carreatas, cicleatas, passeatas, comícios e bandeiraços.

Em Xapuri, as notificações começam a ser feitas neste sábado, 31, de acordo com informação prestada pelo secretário municipal de Saúde, Wagner Menezes, após reunião realizada nesta também sexta-feira envolvendo o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar e a própria pasta da Saúde Municipal.

Na próxima terça-feira, 3 de novembro, o promotor eleitoral da 2ª Zona (Xapuri e Capixaba), Juleandro Martins de Oliveira, vai se reunir com representantes partidários para discutir a respeito dos eventos de campanha que desde o dia 27 de setembro têm promovido aglomerações que na vigência da Bandeira Laranja não poderão ser realizados.

A mudança ocorre depois da piora nos indicadores de Covid-19 na regional do Alto Acre, que regrediu para o Nível de Alerta (Bandeira Laranja) após a última avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, divulgado na tarde da última quinta-feira, 29, e que corresponde ao período de 11 a 24 de outubro. A próxima classificação de risco será anunciada no dia 13 de novembro.

Com a nova classificação, não poderão funcionar na regional do Alto Acre os espaços como as academias de ginástica, clubes esportivos e de lazer e similares, teatros, cinemas e apresentações culturais, eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, inclusive reuniões de sociedades ou associações sem fins lucrativos.

Também deverão paralisar as suas atividades a partir deste sábado nos quatro municípios da regional – Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil – os centros e escolas de formação e capacitação, estúdios de dança, escolas/estúdios de música, centro de formação de condutores de veículos automotores e similares, além de eventos, feiras, seminários e congressos.

Alguns estabelecimentos poderão funcionar durante a vigência da Bandeira Laranja com restrições e adoção de protocolos sanitários específicos. São eles as lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias, lojas de materiais de construção e cadeia de produção, distribuição e comercialização da construção civil.

A Bandeira Laranja admite ainda a reabertura de shoppings, limitados a 30% de capacidade, com exceção de suas respectivas áreas de lazer e alimentação. Bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias, distribuidoras e similares poderão operar exclusivamente com o serviço de delivery e/ou drive-thru. Feiras livres, comércios de rua e ambulantes não serão mais permitidos.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.