23.5 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

MEC quer que projeto de escolas indígenas do Acre sirva de modelo para todo o Brasil

Por

- Publicidade -

O governador Gladson Cameli (sem partido) se reuniu na manhã desta quarta-feira (14), em Brasília, com o ministro da Educação Milton Ribeiro para apresentar o projeto das novas escolas indígenas e agradecer o apoio do governo federal para inaugurá-las no ano que vem.

O encontro foi intermediado pelo senador Márcio Bittar (MDB). Participaram da reunião o secretário de Educação, Cultura e Esporte (SEE) do Acre, Mauro Sérgio Cruz, os deputados federais Vanda Milani (Solidariedade) e Alan rick (DEM), além do presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Francineudo Costa.

A ideia das escolas já foi apresentada no Acre no final de agosto. Com um conceito de autossuficiência, as unidades terão energia solar, reutilização da água da chuva e possibilidade de ampliação sem necessidade de demolição dos espaços. Cinco comunidades serão contempladas com as obras, que devem começar no início de 2021.

O ministro ficou impressionado com a arquitetura e funcionalidade das novas escolas e comentou que elas deveriam servir de modelo para as comunidades rurais de todos estados do Brasil.

“Eu pedi o apoio do ministério para que, através do governo federal, em parceria com o governo do estado, a gente possa ano que vem estar inaugurando essas escolas para a nossa população. Porque não é só falar, nós queremos colocar na prática e mostrar que o estado está preocupado com todos”, disse Cameli.

Para Mauro Sérgio, bons frutos virão a partir do encontro. “O ministro foi muito receptivo, muito humano. Assistiu com muito carinho todo o projeto voltado para essa nova política do governador Gladson Cameli voltada para a educação indígena, com a melhoria das estruturas das nossas escolas”.

Alan Rick reconheceu a parceria do ministro Milton Ribeiro. “Mostrou-se absolutamente parceiro do estado do Acre para atender o projeto. O governador foi muito contundente na proposta. E nós vamos ajudar aqui em Brasília para que nós possamos ter um modelo que se adeque à realidade dos nossos alunos indígenas e da zona rural”.

Na terça (13), uma comitiva acreana liderada por Mauro Sergio Cruz foi recebida pelo presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Marcelo Lopes da Ponte, que garantiu total apoio para a construção das escolas.

- Publicidade -
Copiar