24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

No Acre, Saúde investiga 10 casos de reinfecção por coronavírus

Por

- Publicidade -

O infectologista Thor Dantas, que faz parte do Comitê de Enfrentamento à Covid no Acre, confirmou que dez casos de reinfecção pelo coronavírus são investigados no Acre. Além deles, dois casos foram confirmados.

As duas pessoas que apresentaram mais uma vez doença são adultas e profissionais da saúde. O intervalo entre uma infecção e outra foi de quatro meses.

O estado dos pacientes é estável porque, segundo o médico, se trata de uma infecção mais leve. A confirmação dos casos acendeu um alerta para a importância de continuar com as medidas de prevenção, mesmo aqueles que já pegaram a doença.

Até esta sexta-feira (31), o Acre contabilizava 693 mortes e 30.758 pessoas infectadas pelo coronavírus.

“Na verdade, o fenômeno da reinfecção já é conhecido. O que ocorre também é que comprovar que foi uma reinfecção é um fenômeno que depende de você sequenciar os dois vírus e provar que o vírus 1 é diferente do vírus 2, porque você pode suspeitar que é a mesma infecção que permaneceu dentro do indivíduo. No entanto, a gente tá vendo indivíduos que ficaram doentes muitos meses depois da primeira infecção, já tiveram exame negativo, ficaram sem sintomas e 3, 4, 5 meses depois adoecem de novo e voltam a ter exame positivo. Então, isso é claramente uma nova infecção”, explica Dantas.

Diante do risco de reinfecção e uma segunda onda da doença, nunca é demais lembrar dos protocolos sanitários, que são o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

“As pessoas podem claramente podem pegar uma segunda vez a Covid. Isso é tão mais provável quanto menor é tua imunidade. Os estudos também estão aparecendo mostrando que a gente não sabe quanto tempo a imunidade dura e também varia muito de pessoa para pessoa”, pontua o especialista.

  • Fonte: G1 Acre.
- Publicidade -
Copiar