PF cumpre mandados na Aleac e Justiça suspende exercício de 10 funcionários da Casa
A quinta-feira, 22, começou com uma operação da Polícia Federal “Res Principis”, deflagrada em Rio Branco (AC) e em Chopinzinho, no interior do Paraná. A investigação tem como foco desarticular um grupo criminoso que fraudou contratos públicos em gestões da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Nas duas cidades, a polícia cumpre 26 mandados de busca e apreensão na Aleac, residências de servidores e ex-servidores públicos, bem como de empresários. A Justiça também determinou a suspensão dos exercícios das atividades pública de dez servidores da Aleac.
A investigação teve início quando membros do esquema criminoso, que agiam fraudando licitações de publicidade da casa legislativa no estado do Acre, buscaram aliciar servidores públicos para que impedissem a atuação dos órgãos fiscalizadores. Com o aprofundar das investigações, verificou-se que tais membros da organização criminosa também praticavam diversos outros crimes, como “rachadinhas”, contratação de “funcionários fantasmas, concessões indevidas de passagens aéreas, entre vários outros.
Os alvos da operação responderão pelos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva e ativa e fraude às licitações. O nome “Res Principis” se relaciona à nefasta atuação vislumbrada, voltada à malversação da coisa pública, em conceito que antagoniza a “res publica”.