23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Prints mostram troca de mensagens entre suspeitos de matar travesti a pauladas no Acre

Por

- Publicidade -

Os suspeitos de matar a travesti Fernanda Machado da Silva a pauladas tiveram a prisão preventiva mantida pela Justiça do Acre e, nesta quinta-feira (15), o G1 teve acesso exclusivo a uma troca de mensagens entre os suspeitos, que comprova que os dois estão envolvidos no crime que aconteceu no dia 25 de julho.

Fernanda estava em um ponto de prostituição no bairro Preventório, em Rio Branco, quando foi abordada por homens que a acusavam de ter roubado um celular. Mesmo negando, ela foi agredida e morreu ainda no local. Os dois suspeitos da morte são Rafael Kewiw Braga e Vitor Alexandre Junqueira, presos desde o dia 3 de agosto.

Em prints anexados ao inquérito policial, Rafael troca mensagens com o segundo suspeito, Vitor, que está identificado no aplicativo de mensagem como “Shorouco”.

Por áudio, Rafael, identificado como Beneguim, chama o comparsa por duas vezes até que Vitor responde: “Tu é doido é Beneguim, tu foi inventar de matar o gay pô [sic].”

Os dois suspeitos se desentendem sobre a morte de Fernanda  — Foto: Arquivo pessoal

A conversa segue, Vitor diz que os dois devem sofrer represálias por conta do crime e Rafael rebate: “Até parece que só foi eu… Depois que cheguei já espocando, vocês já emendaram comigo”, responde.

Logo, Vitor volta a culpar Rafael pela morte de Fernanda. “Tu espoco [sic] o cara de novo, nós já tinha batido, pra que tu foi bater no cara de novo com aquela ripa véia fuleira [sic]”.

Além disso, o processo contém imagens de câmeras de segurança de um posto de combustíveis que mostra o momento em que os suspeitos aparecem com pedaços de madeira antes de cometerem o crime.

Foi por conta dessas provas que o juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Alesson Braz, entendeu que manter os dois presos era uma questão de garantia da ordem pública. Em depoimento, Rafael negou o crime. Já o comparsa, confirmou as agressões, mas garantiu que não havia matado a travesti, colocando a culpa em Rafael. Os dois foram indiciados por homicídio qualificado.

Laudo

O laudo da polícia técnico-científica do Instituto de Criminalística comprovou que Fernanda foi agredida por uma ou mais pessoas, caindo algumas vezes no chão. Além disso, segundo o documento, as agressões foram com pedras, pedaços de madeira e tijolo. Porém, não foi possível precisar o ferimento que causou a morte da travesti.

Nas imagens, gravadas uma semana antes dela ser morta, travesti aparece ao lado da mãe — Foto: Reprodução/MP-AC

‘Levanto amor’

Bastante conhecida, Fernanda era ativista em Rio Branco e participava de debates que abordavam justamente a violência contra a comunidade LGBTQIA+. Uma semana antes de ser morta, ela gravou para uma peça publicitária do MP.

Nas imagens, a mãe de Fernanda, Raimunda Nonata, diz que tem orgulho da filha e fala do amor que sente. “Eu tenho orgulho de ter minha filha, não tenho preconceito, amo ela do jeito que ela é. Para mim, vai ser minha filha amada do coração sempre. Eu amo muito ela.”

Em seguida, as duas se abraçam. O vídeo traz ainda uma fala de Fernanda em uma das ações do MP, onde ela diz que é preciso educar a sociedade para combater a violência contra a comunidade LGBTQIA+.

“Mata-se muito LGBTs no Brasil e no mundo. O Brasil hoje é o país que mais mata, não só fisicamente, mas com palavras. Então, como volto a falar, educar-se e educar as pessoas é primordial. Eu não levanto uma bandeira, não levanto uma sigla, levanto o amor. É isso que eu defendo, é isso que nós devemos defender.”

Do lado esquerdo, Rafael e do lado direito direito Vitor Alexandre aparecem juntos em foto  — Foto: Arquivo
Do lado esquerdo, Rafael e do lado direito direito Vitor Alexandre aparecem juntos em foto — Foto: Arquivo
- Publicidade -
Copiar