Rio Branco, Acre, 24 de janeiro de 2021

Acre é o único estado a concluir censo escolar dentro do prazo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Acre foi o único estado da federação a cumprir 100% do censo escolar dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os números da Educação foram entregues no último dia 31 de outubro, o que garantiu o acesso de recursos para o próximo ano.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito pela equipe da Divisão de Gestão e Monitoramento de Dados Escolares da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE). “Foi um trabalho de toda a equipe e, com isso, conseguimos garantir mais R$ 200 milhões para serem investidos no próximo ano”, destacou Jelsoni Calixto, membro da Divisão.

Em 2019, o Acre também foi o primeiro a entregar todos os dados, mas este ano, devido às dificuldades ocasionadas pela pandemia, a dimensão dos números se tornou ainda maior. De acordo com Jelsoni, houve uma redução no número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos. “Mas em compensação, houve um acréscimo no número de matrículas no ensino regular”, frisou.

Com isso, a rede estadual de ensino permaneceu, em 2020, com aproximadamente 157 mil alunos, matriculados nas 615 escolas. “Durante a coleta faltaram alguns dados, mas na retificação que realizamos, tudo dentro do prazo, colocamos os alunos que estavam faltando e, assim, utilizamos em torno de R$ 200 milhões que deixariam de ser investidos caso não fizéssemos esse trabalho”, explicou.

Além desses recursos, o fato do Acre ser o único a entregar a coleta dos dados do Censo dentro do prazo dentro do prazo, faz com que os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) fiquem novamente garantidos para o ano que vem. “Isso porque os dados coletados causam efeito direto na aplicação do Fundeb”, ressaltou.

Em relação ao ano passado, embora o número de matrículas dos anos finais tenha diminuído, houve um acréscimo nos anos iniciais do ensino fundamental, do ensino médio e também um aumento no número de alunos da educação especial. Ao todo, o Acre tem 615 escolas da rede estadual, sendo 145 indígenas, 290 rurais e 180 escolas urbanas.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.