Início / Versão completa
Acre

Governo e Exército realizam desinfecção de seções eleitorais

Por Redação Juruá em Tempo. 11/11/2020 12:34 Atualizado em 13/11/2020 09:26
Publicidade

No próximo dia 15 de novembro, cerca de 560 mil acreanos irão às urnas para eleger seus prefeitos e vereadores. Com o objetivo de garantir a segurança e zelar pela saúde dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) e o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e a Vigilância Sanitária Estadual, com apoio do Exército brasileiro, iniciaram nesta terça-feira, 10, a desinfecção dos locais de votação.

Publicidade

A ação integra um conjunto de medidas que atendem ao protocolo estabelecido pela Justiça Eleitoral e pelo Tribunal Superior Eleitoral. A desinfecção mobiliza uma equipe de 15 pessoas, entre soldados e servidores do Depasa e TRE. A estrutura conta com cinco caminhonetes, bombas de pulverização e equipamentos de proteção individual (EPIs).

A meta é alcançar 261 espaços públicos, onde serão instaladas 858 seções eleitorais, em Rio Branco e no Bujari. “São locais que concentram mais de 50 por cento do eleitorado acreano. O objetivo é garantir o ambiente mais seguro possível para eleitores e mesários”, explicou Jonathas Carvalho, diretor do TRE-AC. Após a eleição, a operação será repetida em todos locais de votação.

Treinamento

O trabalho começou com o treinamento das equipes para a operação, que se dá na semana que antecede o dia da votação. Em cada seção haverá quatro mesários e todos já receberam kits de segurança e as devidas orientações sobre os procedimentos necessários. “Estamos diante de uma grande responsabilidade, uma ação para salvar vidas. Cabe a nós realizar um trabalho bem feito, com todos os cuidados que o momento exige”, observou o coordenador da ação no Depasa, Fritz Mendonça.

Publicidade

Durante o treinamento, a equipe recebeu orientações sobre uso de equipamentos de proteção, preparação e utilização de materiais, bem como procedimentos corretos para aplicação da solução utilizada para eliminar o novo coronavírus, causador da Covid-19. “A mistura da água e hipoclorito deve ser na proporção correta, capaz de eliminar a camada de gordura que protege o vírus”, explicou Fritz.

“É um trabalho relativamente simples, basta estarmos atentos às orientações desse treinamento e o que recomendam os protocolos. Após a eleição, a ação se repetirá em todos locais de votação”, informou o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, José Ribamar Queiroz, ao anunciar mais uma doação de luvas, macacões e máscaras para reforçar o estoque de EPIs para a operação.

O subcomandante do 4º Batalhão de Infantaria e Selva, major Bruno Augusto Zago, reforçou a importância de se cumprir rigorosamente o que determinam os protocolos: “As recomendações é que as equipes mantenham todas as medidas, tanto para que elas se protejam como para que os locais sejam corretamente desinfectados, prevenindo a contaminação dos eleitores”.

Medidas de prevenção

O Exército, em ação conjunta com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, atuará em 19 municípios do Acre, com um efetivo de 400 homens, apoiando a segurança do pleito, e também apoiará a Justiça Eleitoral na apuração dos votos.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.