Início / Versão completa
COTIDIANO

No Acre, 8 mil indígenas devem ser atendidos durante operação de combate à Covid-19

Por Redação Juruá em Tempo. 04/11/2020 16:42
Publicidade

Pelo menos 8 mil indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Juruá devem receber atendimentos em saúde, máscaras, álcool 70 e insumos, durante uma operação de saúde realizada em seis cidades do interior do Acre.

Publicidade

As ações começam nesta quarta-feira (4), no Polo Base de Feijó, no interior do Acre, e devem seguir até o dia 12 de novembro e se deslocar para as cidades de Tarauacá, Jordão, Marechal Taumaturgo e Mâncio Lima.

A operação é realizada por uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Médicos do Ministério da Defesa em apoio aos profissionais de saúde do Dsei. As equipes chegaram ao Acre com pelo menos três toneladas de medicamentos e insumos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testes para a Covid-19.

Médicos generalistas, infectologistas, pediatras, ginecologistas chegaram ao estado para reforçar os trabalhos já feitos pelo Dsei durante o ano, além da presença de médicos veterinários para o combate a zoonoses. Está é a 16ª edição da operação.

Publicidade

“O objetivo e a importância desse trabalho com o Ministério da Defesa é interiorizar e levar ainda mais assistência a essas populações. A Sesai atua com atenção primária e esse apoio do Ministério além do combate à Covid, também nos permite levar médicos especialistas”, afirmou Robson Santos da Silva, secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Até o dia 27 de outubro foram registrados 2.314 casos de Covid-19 entre indígenas, segundo dados semanais divulgados pela Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC). Os dados apontam que destes casos registrados, 1.162 ocorrem dentro de terras indígenas e outros 1.152 nos municípios. Foram registrados 27 óbitos.

“Estamos realizando em parceria com o Ministério da Defesa uma importante ação no Acre que conta com dois Distritos Sanitários Especiais, o Alto Purus e Alto Juruá. As ações junto com a Defesa estão se concentrando no Juruá que possui uma população aproximada de 18 mil pessoas, 14 etnias, 162 aldeias, cobrindo aí uma área de 69 mil quilômetros quadrados”, acrescentou o secretário.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.