Rio Branco, Acre, 5 de março de 2021

Acre recebe primeiro paciente com Covid-19 vindo do Amazonas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Acre recebeu na quarta-feira, 13, o primeiro paciente com Covid-19 vindo do Amazonas. Sensibilizado com a situação enfrentada pelo estado vizinho, o governador Gladson Cameli autorizou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a dar o suporte necessário a fim de preservar vidas. Enviado por meio de transporte aéreo pelo governo do Amazonas, o paciente foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), em Rio Branco. O paciente é do município de Tabatinga, interior do estado amazonense.

“Me sensibilizo com o povo amazonense que passa por um momento muito difícil por conta da pandemia da Covid-19. O governo do Estado do Acre está solidário ao governador Wilson Lima e a toda equipe governamental do Amazonas. Já sinalizamos, inclusive, a abertura de 10 novos leitos de UTI no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, para atender também casos graves de pacientes com coronavírus vindos do Amazonas, sem prejudicar o atendimento da população acreana acometida pela doença”, enfatizou o chefe de Estado, em pronunciamento nas redes sociais.

Primeiro paciente vindo do Amazonas chegou na última quarta-feira, 13. Foto: Odair Leal/Secom

Para o secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene, o momento é de solidariedade. “Conforme determinação do nosso governador, estamos em contato com o estado do Amazonas para prestar auxílio neste momento em que a solidariedade é fundamental para salvar vidas”, pontua.

O Acre está devidamente abastecido com oxigênio, pois as principais unidades de Saúde do estado que fazem atendimento de pacientes Covid-19 contam com sistemas de geradores de gases autônomos, ou seja, o oxigênio é gerado na própria unidade. As unidades menores são atendidas com oxigênio em cilindros, mas o consumo está dentro do planejado.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.