Rio Branco, Acre, 21 de janeiro de 2021

Acre recebe sinalização que Ministério da Economia deve autorizar venda da ZPE para investidores estrangeiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em audiência no Ministério da Economia, nesta quarta-feira, 13, o governador Gladson Cameli pediu e recebeu sinal verde para prosseguir com medidas para a venda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre. A audiência foi realizada com o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do ministério, Geanluca Lorenzon.

Para obter a autorização oficial, é preciso apenas a publicação, pelo ministério, de uma resolução de referendo, cuja publicação deverá ser realizada até o dia 22 deste mês. A  partir disso, o governo do Acre deverá lançar um edital para a venda da ZPE.

“Nosso objetivo é que a ZPE entre em operação, promova desenvolvimento na região e gere os empregos que a nossa população precisa”, disse o governador, destacando a importância estratégica do estado na saída do Brasil para os portos do Oceano Pacífico via Peru. “O Acre é a porta de entrada para qualquer investimento de quem tenha olhos voltados à saída para o Pacífico. E estamos com tudo pronto nesse sentido, inclusive a estrada”, explicou o governador.

O secretário Lorenzon garantiu a Gladson que é um entusiasta das ZPEs e que a do Acre, da forma como o governo do Estado está propondo, por meio de investimentos externos, poderá servir de modelo para o país e para o mundo.

“Uma ZPE bem gerenciada e competitiva acaba gerando desenvolvimento para a região e o país. O Acre está buscando investimentos externos para o gerenciamento da ZPE e isso faz toda a diferença, pois traz experiências globais”, garantiu o secretário.

Em 2019, o governador foi à China em busca de investimentos para a ZPE. Agora o governo prepara um leilão para abrir a participação a qualquer interessado em adquiri-la. “O importante é que a ZPE cumpra a sua função e traga benefícios para o estado”, disse o titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), Anderson Abreu.

Conforme o secretário, localizada no município de Senador Guiomard, a ZPE foi recebida pelo atual governo apenas com estrutura física, faltando os documentos necessários para a entrada em operação. “Essa é uma das lutas que o governo vem travando e que está sendo solucionada”, disse.

Segundo Abreu, além de cumprir a sua função, o funcionamento da ZPE “vai resolver gastos do governo de R$ 20 mil mensais com o pagamento de serviços de segurança, além do fato de que, parada, a estrutura vai se deteriorando”.

Além do governador e do secretário Anderson Abreu, também participou da audiência o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.