Rio Branco, Acre, 4 de março de 2021

Cerca de 90 % das ligações para o CIOSP não são emergência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com reportagens de Jordano Altheman, do Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Segundo avaliação do sargento PM Wanderlei Gadelha, subcomandante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP, cerca de 90% das ligações recebidas por meio do sistema, não são de fato emergências. Parte delas são caracterizadas como trote, mas a maior parte são de pessoas que apenas buscam informações de diversas naturezas; dentre elas, dicas de como ligar o Wi-Fi e outras dúvidas corriqueiras.

“Infelizmente, para nossa população, qualquer tipo de informação é mais fácil procurar no 190; ou, às vezes, é trote mesmo. Isso prejudica e muito o nosso serviço”, explica o sargento.

As ligações caracterizadas como trote são encaminhadas para a delegacia e ao MP, uma vez que são consideradas atitudes criminosas que podem, inclusive, dificultar um atendimento de emergência e custar vidas.

O subcomandante revela, ainda, que sem as aulas presenciais, caiu muito o número de trotes realizados por estudantes em horário escolar. Prática comum em anos anteriores.

O que aumentaram foram as queixas sobre aglomerações e perturbação da ordem, com som alto. “Em 2020 esse tipo de reclamação aumentou muito em relação a 2019”, disse.

O comandante também revelou que parte do sistema está inoperante. Algumas das câmeras de monitoramento do CIOSP necessitam de reparos, pois parte delas não estão funcionando.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.