Início / Versão completa
Brasil

CPF pode virar único registro geral do cidadão a partir deste ano

Por Redação Juruá em Tempo. 04/01/2021 10:21
Publicidade

A novidade já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado Federal que vai analisar projeto de lei que estabelece o CPF como único número do registro geral (RG) em todo o País. A proposta, de autoria do deputado Felipe Rigoni (PSB/ES) já foi aprovada na Câmara dos Deputados.

Publicidade

Pelo texto, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais. Caso o PL vire lei, o CPF será usado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, como identificação perante o INSS, na carteira de trabalho, de motorista, por exemplo.

Os órgãos e entidades teriam 12 meses, a partir da publicação da lei, para adequar os sistemas e procedimentos de atendimento aos cidadãos para adoção do CPF como número de identificação.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.