23.6 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

DERACRE inicia transporte de insumos para recuperação de aeródromos de Porto Walter e M. Thaumaturgo

Por

- Publicidade -

Os insumos necessários para a recuperação dos aeródromos dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo começaram a ser transportados por balsa pelo rio Juruá na manhã desta terça-feira (13).

Os trabalhos de roçagem para melhorar a visibilidade para pousos e decolagens já tiveram início nas duas localidades.

Ambos municípios encontram-se isolados, sem acesso aéreo desde que a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil interditou as pistas. Os relatórios da agência apontam diversas irregularidades que comprometem as seguranças de pilotos e usuários.

Nessa primeira viagem, serão transportadas 130 toneladas de brita, cimento e areia. A viagem completa durará dois dias. As balsas desembarcarão os insumos e retornarão para realizarem novas viagens.

O transporte por balsas só pode ser feito com o rio cheio. A expectativa é que o Juruá permaneça navegável para as balsas por cerca de um mês, período necessário para o transporte dos insumos.

A previsão é que as obras de reforma dos dois aeródromos sejam concluídas entre trinta e quarenta dias, quando serão entregues para nova vistoria pela ANAC. Dependendo dos resultados, a Agência emitirá processos de liberação das pistas. A ação de recuperação é uma força tarefa do Governo do Estado do Acre.

- Publicidade -
Copiar