23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Governo do Acre planeja fechar fronteiras por conta própria caso União não se manifeste

Por

- Publicidade -

O governador Gladson Cameli planeja fechar as fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia, caso a União demore para decidir o bloqueio das entradas e saídas ou até mesmo negue a demanda.

A pedido de Cameli, o Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, está analisando a proposta. Homens do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) já estão mobilizados na região do Alto Acre, esperando comando para fechar a fronteira e impedir a entrada de centenas de bolivianos e peruanos que atravessam o Acre diariamente em busca de atendimento médico contra a covid-19.

A preocupação do governador é que com o ingresso de muitas pessoas no estado, o Sistema de Saúde fique sobrecarregado. O Alto Acre regrediu para a faixa vermelha, classificação de risco da pandemia do novo coronavírus.

“Em conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitei o apoio da União para o imediato fechamento das fronteiras e divisas do Estado Acre. Infelizmente, os nossos vizinhos estão passando por momentos difíceis e estamos fazendo tudo que é possível para evitar que isso também aconteça no Acre. Queremos fechar nossas fronteiras até que a situação se amenize. Nossa prioridade é salvar vidas e continuaremos com o mesmo empenho até o último dia dessa pandemia. O ministro assegurou que dará uma resposta ao nosso pedido”, disse o governador por meio de suas redes sociais.

- Publicidade -
Copiar