31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

O que faz Gênesis explodir na audiência e ameaçar a Globo

Por

- Publicidade -

Gênesis estreou com pé direito na RecordTV na última quarta-feira (20/1) e ficou na vice-liderança em 10 capitais brasileiras, com dois dígitos de audiência. O folhetim é o maior investimento de dramaturgia dos últimos anos da Record.

Em São Paulo, por exemplo, o episódio que narrou a queda de Lúcifer teve média de 15,7 pontos e pico de 17 contra 27,2 da Globo. O SBT marcou 6,5 pontos e ficou no terceiro lugar. Mas o que será que os especialistas dizem sobre a produção?

Segundo Jorge Luiz Brasil Ninho, jornalista e redator-chefe da revista Minha Novela, da Editora Escala, a novela tem tudo para manter o sucesso. “Única novela inédita no ar, Gênesis atropelou o SBT, abocanhando fortemente a segunda colocação na audiência do horário, mesmo levando até os espectadores capítulos extremamente arrastados e uma produção que passou de longe de ser super”, disse.

“Cenários berrantes, efeitos precários e bonecos mal articulados remetiam a desfiles de escola de samba do Grupo de Acesso B. Sim e existem números musicais no enredo… Mas é possível que essa apelação para o exagero tenha cativado o público”, afirmou Jorge.

O especialista pondera que a novela pode estar alcançando este números apenas pela falta de produções inéditas na TV. “Já ficou claro que Gênesis será uma tremenda dor de cabeça para o SBT. Para a TV Globo ainda não é uma ameaça porque a reprise de A Força do Querer caminha para sua reta final, que é a melhor e mais eletrizante de toda a trama de Glória Perez. De qualquer forma não dá para subestimar o apego do público à trama da RecordTV, que pode crescer à medida que a novela caminha para cenários menos exagerados”, disse Jorge.

BBB x Gênesis

Já para Cristina Padiglione, do Telepadi, Gênesis deve continuar crescendo, mas dará trabalho apenas para A Força do Querer e não para o BBB. “A novela tem uma linguagem muito direta, muito mastigada, pronta para o consumo, sem forçar o público a pensar muito. É papo reto e de acordo com o que pensa o público conservador cristão que confia na Record. Além disso, é escapista, pois leva o público para longe da contemporaneidade da Covid-19 e afins, é um conforto para muitos”, afirmou a jornalista.

“A julgar pela boa audiência dos dois primeiros capítulos, Gênesis já alcançou o público de modo relevante. Ela tira uma parcela da Globo e do SBT? Certamente tira. Não a ponto de ameaçar a liderança da Globo, mas tira uma fatia de audiência de lá, afetando o Jornal Nacional e a novela das 21h. Ainda mais porque a novela não é inédita. Quando a história voltar a ser inédita, lá para março, há grande chance de já haver um público muito sintonizado na Record, sem disposição para abandonar a arca, digo, o barco”, brincou Cristina.

Confira a média de Gênesis em todas as capitais com medição de audiência:

Painel Nacional de Televisão – 15 pontos contra 25 da Globo e 5,7 do SBT

São Paulo – 15,7 pontos contra 27,2 da Globo e 6,5 do SBT
Rio de Janeiro – 15 pontos contra 26,6 da Globo e 5,3 do SBT
Belo Horizonte – 13,5 pontos contra 22,1 da Globo e 5,5 do SBT
Distrito Federal – 13,4 pontos contra 23 da Globo e 4,6 do SBT
Belém – 18,1 pontos contra 28,7 da Globo e 6,4 do SBT
Salvador – 18,0 pontos contra 23 da Globo e 2,9 do SBT
Porto Alegre – 10,9 pontos contra 24,8 da Globo e 5,4 do SBT
Vitória – 16,1 pontos contra 22,4 da Globo e 8,1 do SBT
Goiânia – 20,1 pontos contra 20,3 da Globo e 9,3 do SBT
Recife – 14,8 pontos contra 31 da Globo e 2,8 do SBT
Manaus – 14,8 pontos contra 32,8 da Globo e 2,6 do SBT

Metrópoles
- Publicidade -
Copiar