24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

PM flagrado afirmando que jovem tem ‘cara de ladrão’ durante abordagem é retirado das ruas

Por

- Publicidade -

O policial militar que disse “você tem cara de ladrão, vai ser ‘enquadrado’ dez vezes” a um jovem durante uma abordagem em Santos, no litoral de São Paulo, será remanejado para atividades administrativas, sem contato com o público, até que as apurações do caso sejam concluídas. A informação foi confirmada pela PM ao G1 neste sábado (23). A ação do policial foi filmada pelo rapaz abordado, o operador de loja Lucas Costa de Araújo, de 23 anos, e repercutiu na web.

De acordo com a PM, os fatos observados nas imagens, preliminarmente, contrariam os procedimentos operacionais, bem como os princípios e valores preconizados pela instituição, e serão objeto de rigorosa análise.

O caso ocorreu quando o jovem, que trabalha durante a madrugada em um supermercado, voltava do serviço pela ciclovia, no início de janeiro deste ano. No trajeto, ele foi ‘enquadrado’ por policiais militares e resolveu gravar, por ser a 4ª vez que era abordado no ano.

No vídeo, é possível ouvir a conversa entre o PM e o jovem. Primeiro, o policial o questiona: “Por que que você tá revoltado aí? [sic]”. Em seguida, o jovem olha e diz: “Porque é o quarto ‘enquadro’ que eu levo esse ano [sic]”. O PM responde: “Fod*-**, tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes, você tá escutando? [sic]”.

Conforme explica o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, qualquer policial que cometa algum tipo de conduta inadequada, abusiva, envolvendo a atividade policial, está sujeito a um procedimento administrativo interno, formalizado e efetuado pela Corregedoria, que deve apurar os fatos. “O policial terá direito a defesa, e ao fim do processo, pode vir a sofrer alguma sanção. Então, do ponto de vista dos procedimentos que se esperam, a atitude da Polícia Militar nesse caso foi correta, afastou o policial”, diz.

“É lamentável, evidentemente, um agente público, um policial, fazer juízo de valor sobre a caracterização física de uma pessoa. É aquele velho ditado, não julgue o livro pela capa, mas sim, pelo conteúdo. O policial constrangeu o cidadão, de forma preconceituosa e desrespeitosa, ao afirmar que ele tinha cara de ladrão. Evidente que o policial acaba um pouco, infelizmente, repercutindo estereótipos sociais, que são muito disseminados culturalmente. Isso é inadmissível, não podemos concordar com esse tipo de coisa”, destaca o ouvidor.

Jovem gravou abordagem de PM e momento em que foi ofendido em Santos, SP — Foto: Reprodução

Jovem gravou abordagem de PM e momento em que foi ofendido em Santos, SP — Foto: Reprodução

Lopes ainda destaca que é preciso encontrar mecanismos para que situações como a ocorrida com o Lucas não se repitam. “Eu penso que o policial deve fazer um novo treinamento. É preciso capacitá-lo, para ele saber que não pode haver distinção entre os seres humanos, que as pessoas são inocentes até que se prove o contrário, que seja julgado. Acho que tudo isso também faz parte dessa cultura que estamos vivendo, que a priori a gente já vai culpando as pessoas”, destaca.

Segundo Lopes, já foi pedida a abertura de procedimento para indagar a Corregedoria e o comando da polícia sobre as providências com relação ao caso.

O jovem abordado pelo PM na filmagem relatou ao G1 que, depois do ocorrido, passou a fazer terapia, e que agora faz o trajeto de ida e volta ao trabalho de ônibus. “Durante a semana em que aconteceu o caso, me senti horrível, agora, estou ficando um pouco mais tranquilo”, diz.

Por meio de nota, a Polícia Militar destacou, também, que a abordagem policial é uma das principais ações preventivas, sendo necessária para a descoberta de objetos ilícitos, drogas e para retirar armas de fogo irregulares de circulação. Segundo a corporação, devido à ação da PM e às buscas pessoais realizadas, a região das orlas de São Vicente e Santos não registraram ocorrências de roubo em 2021.

Porém, a PM destaca que as buscas pessoais devem ser realizadas dentro de parâmetros técnicos e em total observância aos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que são pautados no respeito às pessoas e na da legislação vigente.Lucas afirma que gravou abordagem porque aquele foi o 4º 'enquadro' que levava este ano em Santos, SP — Foto: Reprodução

Lucas afirma que gravou abordagem porque aquele foi o 4º ‘enquadro’ que levava este ano em Santos, SP — Foto: Reprodução

- Publicidade -
Copiar