23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Prefeitura recolhe mais de doze toneladas de entulhos durante primeira semana de mutirão

Por

- Publicidade -

Dentro da programação dos primeiros cem dias de gestão, a prefeitura de Cruzeiro do Sul está realizando o mutirão nos bairros da cidade. Segundo o prefeito Zequinha Lima, mais de doze toneladas de entulhos já foram retirados nesse trabalho que conta com a participação das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Obras; além de mobilizar a própria população a realizar a sua parte, para manter a cidade limpa.

Além do objetivo estético de manter a cidade limpa, o mutirão tem por proposta reduzir os focos de dengue; doença que aumentou nos últimos meses.

O prefeito Zequinha reconhece que o sucesso da operação, nessa primeira semana, deve-se, sobretudo, ao envolvimento da população no mutirão de limpeza.

“O mais importante é que a população está compreendendo esse momento de prevenção. Já na primeira semana foram retiradas várias toneladas de entulhos. A operação continua a todo vapor. O planejamento é para cem dias. Esperamos avançar com a participação da população: limpando seus quintais, retirando seus entulhos, botando na beira da estrada; e a prefeitura cumprindo seu papel de retirar”, disse.

O mutirão segue um cronograma de atividades:

“Primeiro, vem a equipe de meio ambiente trazendo a educação e conscientização aos moradores; em seguida, é recolhido o lixo. Depois é feito o tapa-buraco, e, por último, vem a iluminação pública. Estamos com duas equipes de iluminação trabalhando: uma de dia e outra de noite, porque a demanda é muito grande”, explicou o prefeito.

O Canal do Remanso, construído para ser uma área de lazer na gestão de Tião Viana, esteve praticamente abandonado, e também passa pelo mutirão.

“Quando foi construído era uma alegria para a população. Com o passar do tempo, foi tomando de conta a sujeira e os entulhos. Hoje ele está abandonado. O lixo está aterrando e provocando inundações com as chuvas”, disse o morador Francisco das Chagas.

A manutenção do Canal da Avenida Mâncio Lima sempre foi problemática: por se tratar de uma obra do estado, nem sempre município e governo entravam em acordo sobre sua manutenção. Dessa vez, as administrações de Zequinha e Gladson irão somar esforços para manter o bom estado de uma das estruturas urbanas mais importante do município. O deputado estadual Nicolau Jr. foi acionado para intermediar as conversas.

O objetivo é entregar a obra do canal, restaurando o sentimento de pertencimento e cidadania dos moradores da região.

- Publicidade -
Copiar