Rio Branco, Acre, 3 de março de 2021

Sem dinheiro para o ônibus, candidata pega bicicleta emprestada do amigo para fazer Enem no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os últimos meses não foram fáceis para Michelly Rodrigues Martins de Brito, de 28 anos. Além de perder uma tia para a Covid-19, ela também foi demitida do emprego que tinha em uma lanchonete de Rio Branco devido à contenção de gastos e redução de funcionários. Mesmo assim, neste domingo (17) ela encara o primeiro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ela mora no bairro Vila Ivonete e está fazendo a prova no prédio da Firb/Faao, são quase 6 quilômetros de distância, que seriam percorridos a pé se não fosse a ajuda de um amigo, que emprestou uma bicicleta para que ela fosse fazer a prova. Ela conta que saiu de casa às 8h30 e conseguiu chegar no local uma hora depois, às 9h30.

Michelly era a única que trabalhava em casa e desde a demissão a família tem passado por algumas dificuldades.

“Eu vinha andando, mas meu amigo me emprestou a bicicleta. Eu foquei muito na redação porque quero uma boa nota”, conta.

A tia que morreu vítima de Covid-19 há uns meses morava na casa dela e estava internada com outras comorbidades quando testou positivo para a doença. “Tá sendo um pouco difícil para assimilar tudo, mas devagar vai indo, uma hora vai dar certo”, diz.

Ela disse que trabalhava na lanchonete há mais de 10 anos e que tenta agora uma nova oportunidade por meio do Enem. “Estou com medo [de pegar coronavírus], mas estou confiante, porque isso aí é mais uma porta aberta pra gente”, diz.

Nos locais de prova, candidatos higienizam as mãos na entrada  — Foto: Aline Nascimento/G1

Enem no Acre

Mais de 40,6 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem fazer o 1º dia de provas, neste domingo (17), no Acre. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (24).

Neste primeiro domingo são aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. No segundo domingo (24), serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. A duração máxima para realização da prova é de 5h30, e no segundo domingo será menor, de 5h.

A abertura dos portões ocorrerá às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local).

Ao todo, 41.841 candidatos estão confirmados para fazer o exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número é 8,25% maior do que a edição de 2019, quando 38.649 candidatos se inscreveram.

O número de candidatos que farão a versão digital da provas é de 1,1 mil inscritos. As provas serão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Fonte: G1 Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.