23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Sem dinheiro para o ônibus, candidata pega bicicleta emprestada do amigo para fazer Enem no Acre

Por

- Publicidade -

Os últimos meses não foram fáceis para Michelly Rodrigues Martins de Brito, de 28 anos. Além de perder uma tia para a Covid-19, ela também foi demitida do emprego que tinha em uma lanchonete de Rio Branco devido à contenção de gastos e redução de funcionários. Mesmo assim, neste domingo (17) ela encara o primeiro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ela mora no bairro Vila Ivonete e está fazendo a prova no prédio da Firb/Faao, são quase 6 quilômetros de distância, que seriam percorridos a pé se não fosse a ajuda de um amigo, que emprestou uma bicicleta para que ela fosse fazer a prova. Ela conta que saiu de casa às 8h30 e conseguiu chegar no local uma hora depois, às 9h30.

Michelly era a única que trabalhava em casa e desde a demissão a família tem passado por algumas dificuldades.

“Eu vinha andando, mas meu amigo me emprestou a bicicleta. Eu foquei muito na redação porque quero uma boa nota”, conta.

A tia que morreu vítima de Covid-19 há uns meses morava na casa dela e estava internada com outras comorbidades quando testou positivo para a doença. “Tá sendo um pouco difícil para assimilar tudo, mas devagar vai indo, uma hora vai dar certo”, diz.

Ela disse que trabalhava na lanchonete há mais de 10 anos e que tenta agora uma nova oportunidade por meio do Enem. “Estou com medo [de pegar coronavírus], mas estou confiante, porque isso aí é mais uma porta aberta pra gente”, diz.

Nos locais de prova, candidatos higienizam as mãos na entrada  — Foto: Aline Nascimento/G1

Enem no Acre

Mais de 40,6 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem fazer o 1º dia de provas, neste domingo (17), no Acre. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (24).

Neste primeiro domingo são aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. No segundo domingo (24), serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. A duração máxima para realização da prova é de 5h30, e no segundo domingo será menor, de 5h.

A abertura dos portões ocorrerá às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local).

Ao todo, 41.841 candidatos estão confirmados para fazer o exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número é 8,25% maior do que a edição de 2019, quando 38.649 candidatos se inscreveram.

O número de candidatos que farão a versão digital da provas é de 1,1 mil inscritos. As provas serão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Fonte: G1 Acre.

- Publicidade -
Copiar