Rio Branco, Acre, 2 de março de 2021

Teste de covid diz se paciente já curado tem anticorpos contra reinfecção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um teste criado nos Estados Unidos e aprovado em dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promete informar se quem já foi contaminado pela covid-19 está protegido de uma nova infecção, possibilidade já admitida pela ciência.

Mesmo identificando anticorpos relacionados às proteínas do novo coronavírus, os testes tradicionais não dizem se o paciente que já adquiriram anticorpos, seja por contaminação prévia ou por vacina, possuem os chamados “anticorpos neutralizantes”. 

A produção desses anticorpos é induzida pela resposta imunológica do paciente no decorrer da infecção ou por meio da vacinação. Eles têm a capacidade de bloquear a infecção porque atuam sobre a proteína S (Spike) do vírus, justamente a parte que se liga à célula durante o ataque. 

“Esse novo teste informa se a pessoa tem a imunidade contra o vírus”, afirma Fábio Moruzzi, diretor comercial da NL Diagnóstica, responsável por trazer ao Brasil o teste batizado de Teste de Anticorpos Neutralizantes C-Pass. “Esses anticorpos têm esse nome porque neutralizam a entrada do vírus.” 

Ele explica que alguns anticorpos produzidos pelos pacientes “não têm a força para impedir a entrada do vírus”. “Essa nova geração de teste consegue mensurar essa capacidade; a força do anticorpo de neutralizar o vírus”, afirmou ele.

Essa é a informação que todo mundo quer saber. Seja a pessoa infectada ou a que tomou a vacina. Ele vai dizer se a vacina funcionou. Fábio Moruzzi.

Desde que chegou ao Brasil, em dezembro, a procura por esses testes aumentou 2000%, diz a NL Diagnóstica. Os principais interessados são os grandes laboratórios e centros de diagnóstico como o Laboratório Fleury, Dasa, Sabin e Albert Einstein.

UOL

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.